Amendoim faz mal ao fígado? Descubra se é mito ou verdade

O amendoim possui diversas propriedades, sendo importante ter cuidado no consumo

Sem dúvidas, poucos alimentos são tão utilizados e versáteis quanto amendoim. Ele pode ser comido sozinho como um petisco simples, mas também pode ser usado em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Porém algumas pessoas acreditam que o amendoim faz mal para a saúde do fígado, e acabam evitando ele. Se você é uma dessas delas, venha com o SaúdeLab e confira se é verdade que o amendoim faz mal ou fígado, ou se é só mito.

Atualmente, o amendoim tem marcado presença até mesmo no mundo fitness, na forma de pasta de amendoim. Muitas pessoas que frequentam a academia com frequência consomem a pasta pelos benefícios que ela oferece para o treino e para os músculos. Entretanto, todo alimento que aparenta ser benéfico pode ser prejudicial se não conhecermos bem as propriedades dele.

Relação entre o amendoim e o fígado

Conforme fora dito, qualquer alimento que nós não conhecemos direto pode vir a ser um problema para a saúde. Afinal, dependendo dos nutrientes presentes nele, é necessário adotar diferentes formas de consumo. No caso do amendoim, por incrível que pareça, ele de fato pode ser prejudicial para o fígado. Mas para que você não fique preocupado, é importante entender o contexto por trás disso.

De maneira geral, existem alguns compostos no amendoim que podem ser agressivos para os hepatócitos, que são as principais células do nosso fígado. Ou seja, o amendoim faz mal para o funcionamento do fígado como um todo. Porém isso tende a ser um problema grave principalmente nos casos em que esse funcionamento já está comprometido de alguma forma, como através de doenças como a hepatite, cirrose e esteatose hepática.

Leia mais: Como armazenar amendoim corretamente? Confira dicas importantes

De que outras maneiras o amendoim faz mal para a saúde?

Infelizmente, não são apenas as pessoas que tem problema no fígado que devem evitar o amendoim. Ele também pode ser prejudicial para quem sofre com problemas gástricos e digestórios no geral. Um dos motivos que contribui para isso são as gorduras presentes neles, que apesar de insaturadas, acabam sendo um problema para quem está com sobrepeso ou problema similar. Por outro lado, se você não se encaixa em nenhum desses casos, saiba que o consumo moderado dele pode ser benéfico para a saúde.

Propriedades benéficas do amendoim para a saúde

  • Contém antioxidantes: dentre as muitas funções dos antioxidantes, vale mencionar que eles são responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Estes por sua vez são responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  • Protege o sistema cardiovascular: como o amendoim é fonte de gorduras insaturadas, ele pode ajudar na proteção dos vasos e sistema cardiovascular como um todo. No caso, essas gorduras oferecem esse benefício pois são capazes de regular os níveis de colesterol do sangue, o que previne a formação de placas de ateroma.
  • Combate a constipação intestinal: as mesmas gorduras que ajudam no controle do colesterol também são aliadas para o intestino preso, pois elas favorecem o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.
  • Ajuda no controle da glicemia: em pequenas porções, o amendoim ajuda a reduzir o índice glicêmico de outros alimentos, permitindo uma digestão mais lenta e reduzindo a glicemia do sangue.

Leia mais: Amendoim Engorda ou Emagrece? Saiba Tudo Agora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação