Book Appointment Now
Língua branca: o que pode ser?! Confira 7 causas comuns para acender o alerta
Percebemos quando algo está errado com o nosso corpo e saúde, até porque eles dão muito sinais, por vezes, muito óbvios. Desse modo, o que pode ser língua branca? O SaúdeLAB trouxe hoje 7 doenças que podem estar relacionadas a esse sintoma. Contudo, é sempre importante consultar o médico para um melhor diagnóstico e tratamento.
Língua branca, o que pode ser?
Se você notou que sua língua está branca, mesmo escovando com frequência e fazendo a higienização corretamente, certamente é necessário acender o alerta. Isso porque é provável que algo não esteja normal e em se tratando de saúde, todo cuidado é pouco.
Assim sendo, confira 7 doenças que causa língua branca como sintoma.
1. Saburra lingual
É uma camada esbranquiçada que se forma na língua, geralmente causada por bactérias e células mortas. Ela pode ser removida com escovação regular da língua e limpeza bucal adequada. Se a saburra persistir, pode ser um sinal de problemas de saúde subjacentes.
2. Candidíase oral
É uma infecção fúngica que pode causar uma língua branca e pode ser dolorosa ou causar sensação de queimação. A candidíase oral pode ser causada por um sistema imunológico enfraquecido, uso prolongado de antibióticos, diabetes não controlado ou uso excessivo de enxaguatórios bucais. O tratamento geralmente envolve antifúngicos orais ou tópicos.
Leia também: Aprenda a limpar a língua corretamente e entenda a importância desse cuidado
3. Leucoplasia
É um distúrbio pré-cancerígeno que pode causar manchas brancas na língua ou outras partes da boca. Ela pode ser causada por fumo, consumo excessivo de álcool, traumas repetitivos na boca, vírus do papiloma humano (HPV) ou por razões desconhecidas. O tratamento pode envolver a remoção cirúrgica das áreas afetadas ou acompanhamento rigoroso por um dentista ou médico.
4. Líquen plano oral
É uma doença autoimune que pode afetar a boca e outras áreas do corpo. Pode causar manchas brancas ou vermelhas, dor e sensação de queimação na língua e outras áreas da boca. A causa exata é desconhecida, mas pode estar relacionada a um sistema imunológico enfraquecido. O tratamento pode envolver esteroides orais ou tópicos e outros medicamentos para aliviar a dor e a inflamação.
5. Síndrome de Sjögren
É uma doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de saliva e lágrimas. A síndrome de Sjögren pode causar boca seca, sensação de queimação na língua e outras partes da boca e, por fim, língua branca. O tratamento pode envolver medicamentos para estimular a produção de saliva e lágrimas e aliviar os sintomas.
6. Glossite romboidal mediana
É uma condição rara que pode causar uma língua branca com manchas vermelhas na parte de trás da língua. A causa exata é desconhecida, mas pode estar relacionada ao estresse, traumatismo na língua, infecções ou deficiências nutricionais. O tratamento pode envolver remoção cirúrgica das áreas afetadas e acompanhamento regular com um dentista ou médico.
7. Liquen escleroso e atrófico
É uma doença crônica que pode afetar a pele e as membranas mucosas, incluindo a boca. Pode causar manchas brancas na língua e outras áreas da boca, dor e desconforto. A causa exata é desconhecida, mas pode estar relacionada a um sistema imunológico enfraquecido. O tratamento pode envolver esteroides tópicos ou orais e outros medicamentos para aliviar os sintomas.
É importante notar que, embora a língua branca possa ser um sinal de problemas de saúde, nem sempre é uma indicação de uma doença grave. No entanto, é recomendável consultar um dentista ou médico se a língua branca persistir ou for acompanhada de outros sintomas, como dor ou inflamação.
Leia ainda: Quanto tempo dura estomatite? Saiba como aliviar os sintomas da afta