Book Appointment Now
Macaxeira é remoso? Descubra seus efeitos na recuperação do organismo
Também conhecida por mandioca e aipim, dependendo da região do país, a macaxeira é um dos vegetais mais tradicionais do Brasil. Inclusive ela possui uma grande importância cultural em algumas populações. Portanto vale a pena conhecer um pouco de suas propriedades para a saúde. Venha com o SaúdeLab, saiba se a macaxeira é remoso ou não, e fique por dentro de seus principais efeitos.
A princípio, um dos motivos pelo qual a macaxeira é tão importante é a sua versatilidade. Ela não só combina com muitos alimentos e temperos, como também pode ser empregada para fazer produtos como a farinha de mandioca. Contudo, tão importante conhecer suas vantagens na cozinha, é saber como a macaxeira pode impactar a nossa saúde, seja positivamente ou negativamente.
Principais benefícios da macaxeira
- Aumenta a imunidade: as vitaminas A e C, e os compostos carotenoides da macaxeira, fortalecem as células de defesa que compõem o sistema imunológico, aumentando nossa resistência contra infecções.
- Melhora a saúde do cabelo e da pele: outra função da vitamina C é estimular a absorção e produção do colágeno, que por sua vez fortalece os fios e confere elasticidade à pele.
- Favorece o fluxo intestinal: existem fibras na macaxeira que ajudam na formação e eliminação das fezes, o que pode ser muito vantajoso para quem sofre de constipação intestinal.
- Combate problemas cardiovasculares: essas mesma fibras ainda exercem uma importante função na redução da absorção de gorduras. Com isso, os níveis de gordura do organismo podem diminuir, o que leva à uma queda nos níveis de colesterol, e mantém o sistema cardiovascular protegido.
Leia mais: Mandioca prende o intestino? Conheça a melhor forma de ter seus benefícios
O problema da macaxeira para à saúde
Antes de dizer se a macaxeira é remoso, existe uma característica dela que precisamos levar em consideração. Talvez você já tenha ouvido falar que pessoas diabéticas precisam evitar o consumo de vegetais que crescem debaixo do solo, por conterem muitos carboidratos. Atualmente, sabemos que esse dizer popular não é uma completamente verdade, mas a macaxeira infelizmente se encaixa nele.
Assim como a batata ou a batata-doce, a macaxeira é muito rica em carboidratos. Os carboidratos por sua vez são responsáveis por elevar a glicemia do sangue, o que é um perigo para os diabéticos. Mas até quem não sofre dessa condição precisa tomar cuidado com os carboidratos. Eles também promovem o ganho de peso, o que pode levar a inúmeros problemas de saúde, principalmente problemas cardiovasculares.
Mas então, a macaxeira é remoso ou não?
De maneira geral, os alimentos remosos são aqueles que provocam inflamações no nosso organismo. Na maioria das vezes, essa característica se dá pela presença de compostos como açúcar, gorduras, óleos e refinados e sal. Todos eles tem o potencial de serem inflamatórios, especialmente quando em grandes quantidades.
Sob esse ponto de vista, os carboidratos são justamente o motivo pelo qual algumas pessoas dizem que a macaxeira é remoso, visto que o açúcar é considerado é um carboidrato. Entretanto, graças às fibras e todos os benefícios que ela oferece, não podemos afirmar que a macaxeira é remoso por natureza.
Consumindo de forma moderada, não há como dizer que a macaxeira é remoso. Porém muitas pessoas prepararam a macaxeira com manteiga, fritam ela em óleo ou usam muito sal no tempero. Essas formas de preparo pioram as qualidades nutricionais dela, e podem sim fazer com que a macaxeira se torne remoso.
Leia mais: Abacate é remoso? Entenda seus efeitos na cicatrização