Book Appointment Now
Quem não pode comer jaca? Descubra agora os perigos envolvidos
De antemão, a jaca é uma fruta no mínimo peculiar. Algumas pessoas ficam receosas de consumi-la apenas por sua aparência e tamanho. Entretanto, por mais saborosa que ela seja, de fato existem algumas situações em que o seu consumo não é seguro. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba quem não pode comer jaca e veja em quais casos ela pode ser prejudicial.
Por incrível que pareça, existem diferentes formas de consumir a jaca. Quem gosta da fruta pode estar acostumado a comer ela apenas in natura, mas ela é muito boa para fazer sucos e geleias, e combina até mesmo com churrascos. Porém infelizmente não é todo mundo que pode aproveitar essa versatilidade com segurança, sendo então importante saber quando a jaca é contraindicada.
Principais benefícios da jaca para a saúde
- É antioxidante: a jaca é uma das muitas frutas fontes de compostos antioxidantes. Eles são indispensáveis para o combate dos radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce e outros problemas.
- Aumenta a imunidade: os carotenoides e vitamina C da jaca, que são alguns de seus antioxidantes, também exercem um importante efeito no sistema imunológico. No caso, eles mantêm as células do sistema protegidas e reforçam a proteção do organismo contra infecções.
- Melhora a saúde intestinal: podemos encontrar uma quantidade significativa de fibras na jaca. E através delas, os movimentos e funcionamento intestinal ocorrem de forma mais eficiente e saudável.
- Conserva a visão: outra função dos antioxidantes é impedir ou inibir as lesões que os olhos sofrem os raios solares. Logo, a jaca boa para prevenir alguns problemas de visão.
E quem não pode comer jaca normalmente?
Conhecendo alguns de seus benefícios, fica difícil de imaginar que a jaca possa realmente ser prejudicial de alguma forma. Entretanto, a quantidade de potássio da jaca é relativamente alta. Esse mineral por si só é indispensável para a nossa saúde. Só que em excesso, ele causa a hipercalemia, condição leva à fraqueza e até problemas cardíacos.
No caso, o potássio só se acumula no organismo dessa forma se não tivermos condições de eliminá-lo pela urina. Um grande exemplo disso são pessoas que sofrem de problemas nos rins, como insuficiências renal. Para elas, o consumo dessa fruta deve ser evitado, ou ao menos feito com muita moderação.
Ainda em relação à quem não pode comer jaca, não podemos deixar de mencionar as alergias. A princípio, alergia à jaca em si não é comum, mas a alergia à látex é mais recorrente; E por incrível que pareça, a jaca possui proteínas similares ao do látex, as quais são capazes de desencadear reações alérgicas em quem sofre desse problema.
O consumo em excesso de jaca é prejudicial para qualquer pessoa
Por fim, agora que você sabe quem não pode comer jaca, não podemos deixar de mencionar que, em excesso, a jaca é um problema para todos nós. Além da fruta possuir uma quantidade considerável de carboidratos, ela também consegue ser um pouco indigesta, o que leva a problemas como gases. Sendo assim, independente de quais sejam as suas condições de saúde, procure consumir a jaca com bastante moderação.
Leia mais:
- Diabético pode tomar água com limão? Saiba agora como ela interfere no organismo
- Durian é jaca? Conheça a fruta e tire todas as suas dúvidas
- Jaca é remosa? Fique por dentro das suas propriedades para a saúde
- Diabético pode comer jaca? Descubra se é uma fruta proibida
- Jaca: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo