Chá de erva-doce desincha a barriga e auxilia no emagrecimento: saiba como fazer

Será que o chá de erva-doce desincha a barriga mesmo? Sem dúvidas, o chá de erva-doce é um dos mais consumidos pelas pessoas. Ela é uma erva bastante acessível e rica em propriedades.

Contudo, por mais popular que ela seja, não é todo mundo que está familiarizado com seus efeitos, e portanto acaba havendo muitas dúvidas. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se é verdade que o chá de erva-doce desincha a barriga e veja mais sobre ele.

A princípio, ter inchaço na barriga não costuma ser um problema grave. Mas dependendo da causa, pode ser bastante incômodo. Felizmente, existem diversos tipos de chás que ajudam a reduzir os inchaços do corpo, tanto pelo fato de serem bebidas ricas em água quanto pela diversidade de substâncias das plantas medicinais.

Resta saber se isso se aplica ao chá de erva-doce, ou se ele não desempenha essa função.

O chá de erva-doce desincha a barriga?

Conforme fora dito, por serem bebidas com muita água, vários chás são capazes de diminuir inchaços. Isso porque uma das principais causas do inchaço é o acúmulo de líquidos no corpo.

E, quando nos hidratamos, estimulamos a diurese, que é a eliminação desses líquidos. Nesse aspecto, o chá de erva-doce desincha a barriga de fato. Contudo, essa erva em específico ainda tem um bônus no combate aos inchaços.

De maneira geral, uma outra causa bastante comum dos inchaços são problemas digestivos. Se os alimentos que consumimos não são bem digeridos, podemos ficar com a sensação de inchaço no estômago.

Mas o chá de erva-doce desincha a barriga também nesses casos pois a planta é considerada um produto digestivo. Ou seja, ela estimula e melhora consideravelmente a digestão dos alimentos, combatendo o inchaço e outros problemas digestivos.

Outras propriedades da erva-doce para a saúde

  • Ajuda no emagrecimento: novamente, o chá de erva-doce desincha a barriga pois promove a eliminação de líquidos em excesso. Contudo, essa mesma propriedade também é ótima para a perda de peso.
  • Combate dores de cabeça: além de anti-inflamatória, a erva-doce tem ação analgésica. A combinação desses efeitos é perfeita para amenizar e eliminar dores de cabeça.
  • Ameniza tosses generalizadas: por incrível que pareça, a erva-doce é expectorante e broncodilatadora. Isso permite com que ela seja empregada para combater a tosse, ainda mais em casos de gripe e resfriados.
  • Promove a evacuação: se você sofre de constipação intestinal, saiba que é possível tomar o chá de erva-doce para melhorar a evacuação do intestino, pois a bebida é considerada laxativa.

–> Chá para desinchar a barriga: 8 opções poderosas e simples de preparar

O que mais pode ser feito para combater o inchaço?

Por fim, o chá de erva-doce desincha a barriga de forma bastante segura e eficaz. Entretanto, é bom não contar apenas com esse método para combater os inchaços.

Inclusive uma das melhores formas de garantir esse combate é mantendo uma boa hidratação no dia a dia, visto que a água do chá é um dos fatores que fazem ele ser eficiente. Mas além da hidratação, existe uma série de cuidados, técnicas e dicas que reduzem o inchaço, como por exemplo:

  • Adoção de uma dieta equilibrada
  • Pratica regular de exercícios físicos
  • Redução no consumo e uso de sal
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Shot de vinagre de maçã
Shot de vinagre de maçã

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915