Chá de boldo com alho: benefícios, contraindicações e modo de consumo

Você já tomou chá de boldo com alho? Sem dúvidas, até quem não é muito chegado em chás já ouviu falar do boldo. Talvez seja porque essa erva medicinal é bastante conhecida por ajudar em ressacas.

Porém o que poucas pessoas sabem é que ela pode ser combinada com o alho para fazer uma bebida muito benéfica. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e conheça o chá de boldo com alho, seus benefícios, contraindicações e modo de consumo.

De antemão, o alho é de longe um dos ingredientes mais básicos e empregados na cozinha. Ele faz parte de uma infinidade de receitas, e sempre acrescenta muito sabor aos pratos.

Mas é justamente por ser tão comum que a grande maioria das pessoa acaba subestimando o alho, sendo que, na prática, ele é extremamente nutritivo. Por isso a sua combinação com o boldo é tão proveitosa para a saúde.

Principais benefícios do chá de boldo com alho

Ação antioxidante: tanto o boldo quanto o alho são fontes de compostos antioxidantes. Graças a eles, é possível usar o chá de boldo com alho para combater os radicais livres do organismo. Estes por sua vez são causadores de problemas como o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.

Ajuda na perda de peso: enquanto o boldo estimula a diurese, eliminando o excesso de líquidos no corpo, o alho age como termogênico, melhorando o nosso metabolismo. Logo a combinação dos dois é especialmente proveitosa para quem está precisando de ajuda no emagrecimento.

Reforça o sistema imunológico: por fim, o chá de boldo com alho também é um grande aliado das defesas do nosso organismo. Isso porque o boldo é um potente antimicrobiano, que combate diferentes bactérias, e o alho fortalece consideravelmente a saúde e funcionamento do sistema imunológico.

Como fazer para preparar e consumir esse chá?

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo, acrescente uma xícara de água filtrada.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue imediatamente o fogo e coloque nela um dente de alho descascado, juntamente com uma colher de chá das folhas secas de boldo.
  3. Feito isso, agora mantenha a panela tampada para fazer a infusão.
  4. No caso, o tempo de infusão varia entre 5 a 10 minutos. Entretanto, se você quiser que ela aproveite e extraia melhor as propriedades dos ingredientes, acrescente apenas o alho primeiro. Em seguida, depois 5 minutos, destampe a panela para acrescentar o boldo, o qual deve permanecer na infusão por mais 5 minutos.
  5. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a bebida em uma xícara e se servir.

Agora, em relação ao consumo do chá de boldo com alho, o ideal é que ele não passe de uma, no máximo duas xícaras diárias, as quais podem ser tomadas no decorrer do dia.

Existe alguma contraindicação para esse chá? Se sim, quais são elas?

A princípio, além das contraindicações comuns para todos os chás, que são para crianças pequenas e mulheres gestantes ou lactantes. Contudo, o chá de boldo com alho também não é indicado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, ou que sofrem de problemas de pressão arterial.

Por fim, também é possível que a bebida cause alguns efeitos colaterais no sistema gastrointestinal.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915