Book Appointment Now
Acerola é ácida? Quais os seus benefícios e malefícios? Veja mais sobre
Você acha que a acerola é ácida mesmo? Muito utilizada para sucos, a acerola é uma fruta bastante nutritiva e saborosa. Porém suas características e propriedades não são tão bem difundidas quanto deveriam, o que levanta certas dúvidas e receios em relação ao seu consumo.
Portanto o SaúdeLab se acerola é ácida, e quais os seus benefícios e malefícios para a saúde.
De antemão, existem diferentes frutas ácidas, e você provavelmente come algumas delas no seu dia a dia. A laranja e o limão são excelentes exemplos disso. Mesmo sendo ácidas, elas podem ser consumidas tanto in natura quanto em incontáveis receitas.
Contudo, as propriedades delas são realmente bastante únicas. Por isso vale a pena conhecê-las um pouco melhor para saber como essas frutas afetam a saúde.
A acerola é ácida mesmo? E o seu suco?
Antes de mais nada, para entendermos se a acerola é ácida, precisamos primeiro saber o que caracteriza esse tipo de fruta. Obviamente que uma fruta só pode ser ácida se sua composição tiver caráter ácido.
E apesar de existirem diversas substâncias ácidas, o principal nutriente responsável pela acidez dessas frutas é o ácido cítrico. Justamente por ser uma fonte dele, podemos de fato afirmar que a acerola é ácida.
No caso, frutas ácidas no geral costumam ter fontes fibras, vitaminas e antioxidantes em comum. Porém o que mais define uma fruta como ácida é a presença de ácido cítrico.
Esse composto é considerado benéfico, e é bem mais expressivo em frutas ácidas, que inclusive também são chamadas de frutas cítricas por causa desse nutriente. Isso reforça a importância de conhecermos as propriedades desse grupo de frutas.
Quais são os principais benefícios da acerola?
- Previne e combate a anemia: conforme fora dito, existem vitaminas que são comuns para as frutas ácidas, e sem dúvidas a vitamina C é a principal delas. Ela é bem expressiva na acerola, e quando no nosso organismo, ela melhora a absorção de ferro, prevenindo a anemia.
- Controla os níveis de colesterol: a presença de antioxidantes na acerola, como a própria vitamina C, permite com que a fruta consiga inibir a oxidação de gorduras. Esse efeito resulta na redução e melhoria no controle do colesterol do organismo.
- Combate os radicais livres: por fim, ainda em relação aos antioxidantes, não podemos deixar de falar sobre a principal função deles, que é combater os radicais livres. Estes são causadores de problemas como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
E a acerola pode ou não ser prejudicial para a nossa saúde?
De maneira geral, com moderação, a acerola tende a ser uma fruta perfeitamente segura para o consumo. Contudo, conforme fora dito, a acerola é ácida. Com isso ela pode apresentar alguns riscos que frutas desse tipo oferecem.
Por exemplo, a acerola pode não ser uma boa escolha de alimento para quem sofre de gastrite, refluxo e outros problemas gástricos. Isso porque a acidez dela pode acabar interferindo negativamente na acidez do estômago, agravando condições desse tipo.
Leia mais: