Balão Deglutível: conheça o novo método de emagrecimento que está dando o que falar

Agora, existe um novo método de emagrecimento, o balão deglutível, um tratamento que promete uma perda de 15% do peso corporal. Alias, espera-se que dentro de quatro meses usando o  balão é possível conseguir a perda de peso. Deste modo, o SaúdeLab explica como este dispositivo funciona. 

O que é o balão deglutível? 

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, 41% dos brasileiros em fase adulta terão a doença em 2035, ou seja 4 em cada 10 terá obesidade. Diante disso, o mundo está sofrendo também com o mesmo problema, visto que os hábitos alimentares mudaram bastante causando um estágio de sobrepeso em metade das pessoas em todo mundo. 

O excesso de peso é preocupante e para mudar este cenário a medicina está em busca de alternativas, e algumas delas estão disponíveis no mercado para ajudar pessoas que estão tentando emagrecer. 

A princípio, um novo método de emagrecimento utilizando um balão em forma de cápsula que é engolido pelo usuário. Aliás, este é o balão deglutível intragástrico que foi aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2022 e chegou no Brasil em fevereiro de 2022. 

De acordo com o médico Fábio Miranda, especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva, o método novo de balão deglutível é um indicado para pessoas obesas e pacientes com leve sobrepeso.  Aliás, o médico foi um dos primeiros profissionais a buscar qualificação neste novo procedimento no Brasil. 

Veja também: Glaucoma: conheça 10 alimentos que podem piorar e agravar o problema

Como o procedimento funciona?

Nesse sentido, o balão deglutível é uma inovação em relação ao tratamento de emagrecimento, visto que ele se destaca pelo fato de ser uma cápsula. Como o paciente tem que engolir o dispositivo ele teve que passar por algumas alterações.

Sendo assim, o seu formato é elíptico, neste modelo ele fica melhor adaptado no estômago. De acordo com Miranda  este procedimento funciona implantando ele de maneira simples sem precisar fazer uma endoscopia. 

Deste modo, o paciente não precisa passar por anestesia e internação hospitalar. Basta a pessoa engolir o balão deglutível, que é uma cápsula que vem ligada a um cateter, com um gole de água. Logo depois a deglutição será realizado um raio-X no próprio local para verificar a posição do dispositivo no estômago. 

Através do cateter o balão é preenchido com 550ml de um líquido específico. Após essa etapa realizou-se mais outro raio-x para confirmar a posição do objeto. Saiba que todo esse processo dura em média 15 minutos. 

Sendo assim, após estar com balão deglutível no estômago, ele passa a ocupar em média 30% do órgão, e ele vai proporcionar ao paciente saciedade. Além disso, facilitará a realização de dietas hipocalóricas para que a pessoa tenha uma perda de peso mais efetiva.

Portanto, após a pessoa utilizar a cápsula por quatro meses, ele se rompe sozinho e acaba sendo eliminado através das fezes do paciente. Por fim , todo processo de emagrecimento utilizando o balão deglutível é monitorado por smartwatch e uma balança inteligente para monitorar.

O especialista afirma que ele promove sim o emagrecimento sendo realmente eficiente, mas o programa dura seis meses e custa em torno de R$ 18 mil. Em outros casos, específicos podem durar até 18 meses. 

Leia também: Mulheres são negligenciadas e sintomas de infarto são confundidos com ansiedade

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71