Book Appointment Now
Banana no pré treino: quais são as vantagens e desvantagens de usá-la?
Já pensou em usar a banana no pré-treino? Sem dúvidas, por todo o mundo, a banana está entre as frutas mais consumidas pela grande maioria das pessoas. Mas apesar de toda essa popularidade, muitas delas não sabem que a banana apresenta funções bem interessantes na prática de exercícios físicos.
Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre as vantagens e desvantagens de consumir a banana no pré treino.
A princípio, frutas no geral costumam sempre ser bem recebidas em dietas para treinos. Afinal elas estão entre os alimentos mais nutritivos que podemos consumir no dia a dia. Entretanto, para quem pratica atividades físicas intensas ou de forma mais profissional, algumas frutas acabam sendo mais vantajosas do que outras.
Resta saber como isso se aplica à banana.
Banana no pré treino: quais as vantagens e desvantagens?
Antes de mais nada, para entendermos mais sobre os benefícios e efeitos gerais da banana no pré treino, precisamos conhecer um pouco de sua composição nutricional.
De maneira geral, a banana é uma ótima fonte de minerais e vitaminas, os quais são importantes para a manutenção do organismo, seja dentro ou fora da prática de exercícios físicos.
Contudo, focando nos minerais em específico, a banana começa a demonstrar vantagens no pré treino por ser fonte de potássio. Além de regular a pressão arterial dos vasos sanguíneos, ele também ajuda a manter o funcionamento dos músculos. No caso, ele é especialmente eficaz na prevenção de cãibras.
Por outro lado, outro nutriente expressivo e importante da banana são seus carboidratos. Como estamos falando de benefícios e malefícios dela no pré treino, você provavelmente pensaria em associar eles às desvantagens dela.
Entretanto, para quem treina, os carboidratos servem como uma excelente fonte de energia para os músculos, o que garante um bom desempenho.
E existe algum tipo de desvantagem na banana?
Acima, ao falarmos da banana no pré treino, e das vantagens e desvantagens dela, focamos mais nos benefícios que ela oferece. Contudo ela de fato não é uma fruta perfeita para treinos.
Isso porque ela não apresenta uma quantidade tão significativa de proteínas. Essa característica não é necessariamente um defeito da fruta, mas faz toda a diferença nos exercícios físicos.
Em suma, as proteínas são responsáveis por compor e estruturar os músculos, e manter as atividades deles reguladas. Por isso que suplementos e alimentos proteicos são tão consumidos entre as pessoas que frequentam a academia.
Mas obviamente que isso não quer dizer que a banana seja ruim para o pré treino. Muito pelo contrário, conforme fora dito, ela apresenta uma série de benefícios.
A banana também se encaixa muito bem nas refeições pós treino
Por fim, agora indo além do uso da banana no pré treino, precisamos reconhecer que ela também é proveitosa para o pós treino. Graças aos seus carboidratos, ela melhora a absorção de aminoácidos por parte dos músculos e favorece a recuperação deles.
Entretanto vale salientar que ela é ainda mais proveitosa nesse aspecto se for consumida juntamente com uma fonte de proteínas mais expressiva, como um iogurte, aveia ou amendoim.
Leia mais: