Conheça 5 benefícios da goiaba e saiba consumir da melhor forma

A princípio, as frutas estão entre os alimentos mais benéficos para a nossa saúde. Elas são extremamente nutritivas e possuem propriedades muito proveitosas. Sob esse ponto de vista, a goiaba merece ter destaque, visto que, além de ser popular, ela tem características únicas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba quais são os principais benefícios da goiaba, e se ela tem algum malefício.

De antemão, por mais que as frutas realmente sejam muito saudáveis, o consumo delas precisa ser feito com moderação. Muitas das propriedades que as frutas possuem deixam de ser benéficas se elas forem consumidas em excesso. Com a goiaba não é diferente, visto que ela também pode ser prejudicial em alguns casos.

Principais benefícios da goiaba para a saúde

  • Regula a pressão arterial: por conter potássio, a goiaba ajuda na eliminação do excesso de sódio, que é justamente o composto responsável por elevar a nossa pressão arterial. Consequentemente, ela é uma excelente fruta para quem sofre de hipertensão.
  • Baixo índice glicêmico: para pessoas diabéticas, o índice glicêmico dos alimentos pode ser algo bem perigoso, caso seja elevado. Felizmente, a goiaba tem um índice glicêmico bem baixo, visto que possui poucos carboidratos. Portanto, é uma excelente opção de fruta para diabéticos.
  • Ajuda no controle de colesterol: através da ação de fibras, a fruta é capaz de atuar na redução do colesterol, incluindo a redução do LDL, que é considerado o colesterol ruim.
  • Melhora a imunidade: geralmente, as fontes mais conhecidas de vitamina C são frutas cítricas, como a laranja ou limão. Porém, a goiaba também é uma grande detentora desse nutrientes, que oferece muitos benefícios para o funcionamento do sistema imunológico.
  • Tem ação antioxidante: por conter polifenois, licopenos e a própria vitamina C, a goiaba pode agir como um forte antioxidante no nosso corpo. Essa característica é muito proveitosa no combate contra os radicais livres do corpo, causadores do envelhecimento precoce.

Leia também: Goiaba é low carb? Tem carboidrato? Veja como inserir corretamente na sua dieta

De que forma a goiaba pode ser prejudicial para a saúde?

Conforme fora dito, frutas como a goiaba só deixam de ser benéficas se você fizer um consumo excessivo. No caso da goiaba, por incrível que pareça, as fibras que ela oferece podem desregular o intestino, de forma a piorar ou até mesmo causar quadros de constipação intestinal. Ou seja, é importante que você coma porções moderadas da fruta para poder aproveitar os benefícios da goiaba.

Como fazer para incluir a goiaba na alimentação?

Por fim, agora que você conhece os benefícios da goiaba, e sabe da importância de comê-la com moderação, é preciso aprender formas de incluir a fruta na sua dieta. Por ter poucos carboidratos e baixo índice glicêmico, ela é uma excelente adição na alimentação de diabéticos, e em dieta low carb. Mas ela não deixa de ser proveitosa para a saúde se seus hábitos alimentares não se encaixam nessas categorias.

Em relação as formas de consumo, é importante salientar que os benefícios da goiaba são melhor aproveitados se você consumir ela in natura. Doces como a goiabada ou compotas de goiaba, especialmente os industrializados, contém muitos aditivos e açúcar. Consequentemente, acabam sendo prejudiciais para a saúde, e deixam de oferecer os benefícios originais da fruta.

Leia mais: Comer goiaba com bicho pode fazer algum mal para saúde? Saiba a verdade hoje

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915