Conheça os benefícios da mexerica e saiba como incluir na dieta corretamente

Sem dúvidas, para ter uma alimentação saudável, não podemos dispensar a presença de frutas na nossa dieta. Através delas, podemos tirar proveito de diversos benefícios e nutrientes. Entretanto, no caso da mexerica, apesar dela oferecer benefícios, é preciso tomar cuidado com o seu consumo para que ela não seja prejudicial. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te dizer quais são os benefícios da mexerica, e seus possíveis malefícios.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que uma fruta possa fazer mal para a saúde, especialmente no caso da mexerica, que é muito saborosa e nutritiva. Porém é preciso ter em mente que, dependendo da forma, quantidade e frequência de consumo, todo alimento pode ser prejudicial. Com a mexerica não é diferente, visto que ela também pode ser problemática se você comer ela da forma errada.

Tabela Nutricional da Mexerica

Para entender melhor os benefícios e malefícios da mexerica, primeira coisa a se fazer é analisar sua tabela nutricional. Aqui, utilizamos a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos lançada em 2011 pela USP. Portanto nela, podemos observar que 100 gramas de mexerica possui:

  • Energia: 58 Kcal;
  • Proteína: 0,9 g
  • Lipídios: 0,1 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Carboidratos: 14,9 g
  • Fibra alimentar: 3,1 g

Ao analisar sua tabela nutricional percebemos que a mexerica possui uma quantidade de calorias que requer um consumo com moderação nas dietas de controle de calorias. Mas claro que o fato de ser rica em fibras faz com que ela seja uma opção a ser consumida em qualquer dieta. Até mesmo na dieta low carb é possível consumir, desde que seja feito com moderação, afinal, a cada 100 gramas de fruta já são quase 15 gramas de carboidratos.

Leia também: Benefícios do Cupuaçu: conheça as vantagens de consumir essa fruta

Principais benefícios da mexerica

Riqueza em vitamina C

Por ser uma fruta cítrica, a mexerica possui grandes quantidades de vitamina C. Esta por sua vez é um dos antioxidantes mais importantes para o nosso corpo. Através dessa a ação, a vitamina C ajuda a combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce.

Grande quantidade de fibras

A mexerica também é muito rica em fibras, que são compostos indispensáveis para a saúde do intestino. Com elas, é possível aprimorar o funcionamento do intestino e do processo digestivo como um todo.

Índice glicêmico baixo

Um dos grandes problemas de quem busca o emagrecimento são os alimentos com alto índice glicêmico, já que eles favorecem o ganho de peso e podem ser problemáticos para quem sofre de diabetes. Felizmente, graças as fibras, a mexerica é uma boa opção de comida com baixo índice glicêmico.

Baixa quantidade de calorias

Diferente do que muitos pensam, as frutas podem ser bastante calóricas. Porém esse não é ocaso da mexerica, que apresenta apenas 53 calorias a cada 100 gramas. Logo, se você quer emagrecer, esse é mais um bom motivo para adicionar ela em sua dieta.

De que forma a mexerica pode ser ruim para a saúde?

Tendo em mente os principais benefícios da mexerica, agora é preciso conhecer os seus malefícios. No caso, ela só passa a ser um problema se você tem o costume de remover as fibras dela, que são os fios brancos envoltos nela. Ao removê-los, além da mexerica perder alguns de seus benefícios, ela passa a ser um alimento com maior índice glicêmico. Logo, ela pode contribuir para o seu ganho de peso, e ser um problema para diabéticos.

Qual a melhor maneira de consumir a fruta?

Conforme fora dito acima, a mexerica só é um problema se você remover as fibras dela. Logo, se você for consumir ela in natura, evite ao máximo essa prática. Ademais, no caso do suco da mexerica, a fruta também é comumente submetida a esse processo, já que as centrífugas que produzem o sugo deixam os fios brancos de fora do processo. Ou seja, se for beber suco de mexerica, faça ele em casa para garantir que as fibras sejam utilizadas.

Por fim, se você seguir essas orientações, você poderá aproveitar os benefícios da mexerica por inteiro. Com isso, ela pode ser uma excelente opção de lanche da tarde ou após o almoço. Porém, se você deseja incluir ela na sua dieta da melhor forma possível, procure a orientação de um nutricionista.

Leia mais: Seriguela: conheça os benefícios e malefícios dessa fruta exótica

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915