Café tem glúten? Entenda melhor sua composição e seus efeitos

Sem dúvidas, um cafezinho pela manhã ou pela a tarde é sempre muito bem-vindo. O problema é que ele é tão básico e presente no dia a dia das pessoas que poucos sabem da composição nutricional dele. E mais importante que isso, é saber como essa composição afeta a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o café tem glúten, ou se isso é apenas mito.

A princípio, o glúten é sempre visto como um nutriente prejudicial. Não é a toa que muitos alimentos deixam avisados em suas embalagens se o produto contém ou não glúten. Logo, precisamos entender de que forma ele nos faz mal, e quais alimentos costumam ser fontes dele. E claro, se o café é ou não considerado uma dessas fontes, já que ele é tão consumido.

O glúten realmente é prejudicial?

Por incrível que pareça, o glúten por si só é perfeitamente seguro. Ele é basicamente uma proteína de origem vegetal. Costuma estar presente, principalmente, em cereais como o trigo, cevada e centeio. Consequentemente, ele também é muito encontrado em massas no geral, como pães, macarrão, bolos e similares. Mas então porque dizem que o glúten faz mal para a nossa saúde?

Na realidade, ele é considerado prejudicial para algumas condições de saúde específicas. Por exemplo, pessoas que são intolerantes ou alérgicas ao glúten, ou que sofrem de doença celíaca, devem evitar o consumo do glúten. Para elas, ele acaba sendo um nutriente muito indigesto. Consequentemente, consumir um alimento rico nele poderia levar à problemas como distensão abdominal e diarreia.

Leia mais: Batata doce tem glúten? Conheça as vantagens e desvantagens dela

Mas o café tem glúten mesmo ou não?

Conforme fora dito, o glúten é encontrado principalmente em farinhas e cereais. Por ser feito a partir de grãos, realmente pode haver a impressão de que o café tem glúten. Mas felizmente, esse não é o caso. A bebida na realidade não contém nada de glúten, e pode ser consumida com segurança nesse aspecto.

Por outro lado, se você sofre de problemas gastrointestinais, pode ser que o café ainda assim seja contraindicado. Não há como dizer que o café tem glúten, mas ele apresenta outros compostos que não são bem recebidos por um estômago ou intestino doentes. Sem falar que ele também contém cafeína, que em grandes quantidades é prejudicial para a nossa saúde como um todo.

Quais alimentos não são fontes de glúten?

Tendo em mente que o glúten está presente principalmente em massas, basta evitar elas se você tem alguma sensibilidade ao nutriente. Porém é normal ter receio de alguns alimentos por serem muito similares à farinhas, ou por serem usados em massas e similares. Sendo assim, confira a seguir algumas opções de comidas que são sim livres de glúten, e bem-vindas por quem tem doença celíaca ou intolerância ao nutriente:

  • Soja
  • Polenta
  • Farinha de coco
  • Amido de milho
  • Farinha de arroz
  • Nozes e outras oleaginosas
  • Farinha de amêndoa
  • Goma de tapioca
  • Farinha de mandioca
  • Fécula de batata

Leia mais: Café faz mal para o coração? A resposta vai te deixar de cabelo em pé

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915