Chá de sálvia para dormir funciona mesmo? Confira as suas propriedades

Do ponto de vista nutricional, a sálvia é uma planta extremamente rica. Não é a toa que suas propriedades são amplamente estudadas. Através delas, podemos obter inúmeros benefícios. Entretanto, é bom saber como essas propriedades de fato podem impactar a saúde do nosso organismo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de sálvia para dormir funciona mesmo.

A princípio, a qualidade do nosso sono é de extrema importância para a manutenção do organismo. Se nós não descansarmos o suficiente, ele não é capaz de realizar suas atividades corretamente. Sendo assim, nunca podemos subestimar a importância de uma boa noite de sono, muito menos a forma com que plantas medicinais, como a sálvia, podem impactar o mesmo.

É possível usar o chá de sálvia para dormir?

Geralmente, quando pensamos em ervas que promovem o sono, as primeiras opções que nos vem em mente são a camomila, erva-cidreira, valeriana e similares. Dificilmente a sálvia acaba sendo considerada uma alternativa para essa finalidade, e o motivo por trás disso é simples. Infelizmente não há nenhum nutriente na planta que nos permite usar o chá de sálvia para dormir.

Por outro lado, a sálvia não apresenta cafeína ou compostos similares em sua composição. Essa é uma característica comum em plantas e ervas medicinais do tipo, e que consegue atrapalhar bastante a qualidade do sono. Ou seja, qualquer um pode usar o chá de sálvia para dormir com segurança, mas não significa que esse consumo terá algum tipo de benefício para o sono de fato.

Verdadeiros benefícios da sálvia para a saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: alguns dos compostos da sálvia contribuem para a redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol, os quais são ambos prejudicais para a saúde cardiovascular quando em excesso.
  • Melhora a cicatrização da pele: a sálvia é considerada um produto anti-inflamatório, capaz de amenizar as inflamações que impedem a cicatrização da pele. Ademais, a planta também estimula o desenvolvimento e crescimento saudável das células da pele, outro fator indispensável para a cicatrização.
  • Favorece a perda de peso: por incrível que pareça, mesmo não apresentando cafeína em sua composição, a sálvia tem ação termogênica. Através dela, podemos promover a queima de gorduras abdominais. Também vale mencionar que, assim como outros chás, o de sálvia favorece a hidratação e eliminação de líquidos, potencializando ainda mais o emagrecimento.
  • Controla a diabetes: quem é diabético pode tirar muito proveito do chá de sálvia, pois a planta ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, mantendo a diabetes sob controle com maior facilidade.

Como fazer o chá em casa corretamente?

Apesar de não podermos usar o chá de sálvia para dormir, não há dúvidas de que ele é muito benéfico para a nossa saúde. Sendo assim, para aproveitá-los, é importante aprender a fazer a bebida de fato. Felizmente o processo é bem simples, e requer apenas alguns passos. Portanto confira eles a seguir:

  1. Primeiramente, comece colocando uma xícara de água em uma panela sob fogo alto.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de folhas da sálvia.
  3. Para fazer a infusão das folhas, aguarde entre 5 e 10 minutos, preferencialmente com a panela tampada.
  4. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915