Chás para Fígado e Vesícula: 6 opções que não podem faltar na sua casa

Assim como todo órgão do nosso corpo, o fígado e vesícula cumprem papéis essenciais para um bom funcionamento do organismo. Contudo, diversos fatores podem comprometer com a saúde deles e, portanto, causar problemas em todo o corpo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e conheça 6 chás bons para o fígado e vesícula, e comece a cuidar da saúde deles.

Sem dúvidas, os chás são bebidas muito únicas, e isso não se dá apenas pelo sabor deles. Na verdade, em muitos casos, os chás acabam servindo mais como um remédio caseiro ou fonte de determinados nutrientes, do que uma bebida comum. Eles possuem propriedades benéficas para a nossa, e que se você souber aproveitar, pode ser vantajoso para o seu organismo.

Importância do fígado e da vesícula

De antemão, o fígado e vesícula desempenham múltiplas funções no nosso organismo. Porém, de maneira geral, podemos dizer que o principal papel deles está ligado à digestão e homeostase. O fígado, por exemplo, exerce funções de desintoxicação, produção de proteínas e ainda atua no controle de certos hormônios, de maneira tanto exócrina quanto endócrina.

Por outro lado, a vesícula possui uma participação maior na digestão. É ela quem armazena e libera a bile no intestino delgada, especificamente no duodeno, e esta por sua vez promove os processos digestivos. Tendo em mente os papéis desses órgãos, fica claro que a saúde deles é algo indispensável, sendo necessário cuidar dela a todo momento e de todas as formas.

Leia mais: O que causa pedra na vesícula? Conheça 4 fatores de riscos e principais sintomas

Melhores chás para a saúde do fígado e vesícula

  • Raiz de dente-de-leão: apesar de poucos saberem de sua função, esse chá atua na produção de bile e no fluxo sanguíneo tanto do fígado quanto da vesícula, beneficiando ambos.
  • Bardana: este é muito similar ao de raiz de dente-de-leão, visto que ele também ajuda no fluxo sanguíneo dos órgãos e na produção de bile.
  • Cardo de Mariano: esse chá é muito conhecido por conceder uma forte proteção ao fígado, especialmente as membranas externas de suas células. Dessa fora, ele passa a ser muito mais resistente a infecções e outros fenômenos que possam agredir ele.
  • Boldo-do-chile: além de depurar o fígado, melhorando a saúde dele e o cumprimento de sua função, esse chá também aumenta a sua resistência contra inflamações.
  • Raiz de chicória: novamente, bem como a raiz de dentre-de-leão, o chá de raiz de chicória ajuda no fluxo de sangue do fígado, mantendo ele mais saudável.
  • Semente de erva-doce: diferente dos outros chás, esse não beneficia o fígado ou a vesícula diretamente. Na verdade, ele ajuda muito nos processos digestivos, o que acaba facilitando o trabalhos desses órgãos.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Cuidados importantes com o consumo dos chás

Apesar de todos os chás citados serem realmente benéficos para o fígado e vesícula, é importante que você não os consuma em excesso. Caso contrário, o que era para ser um benefício vai acabar causando problemas de saúde. Ademais, também é necessário que você não adote os chás como a única forma de cuidar desses órgãos. A alimentação e hábitos de vida saudáveis são essenciais para esse propósito.

Leia mais: Quais os primeiros sintomas de gordura no fígado? Entenda as causas e como evitar complicações

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915