Book Appointment Now
Como saber se o frango está estragado? Tire suas dúvidas
A popularidade da carne branca se deve, principalmente, por conta do baixo custo; sendo a principal fonte de proteínas para muitas pessoas. Tendo isso em vista, como saber se o frango está estregado e qual a maneira certa de conservar a carne?
Confira todas as dicas aqui no SaúdeLab.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro consome, em média, 43 quilos de carne de frango por ano.
Além disso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas desse tipo de carne no mundo.
Saber manipular a carne é de suma importância para a saúde, pois assim evita-se problemas relacionados à contaminação.
Portanto, confira dicas essenciais para o dia a dia que vão te ajudar no manejo da carne de frango.
Como saber se o frango está estragado
Embora pareça algo muito simples, identificar quando a carne de frango está estragada é mais difícil do que parece.
Isso porque os sinais podem estar escondidos e, às vezes, podem até passar despercebidos.
Rica em proteínas, vitaminas e nutrientes benéficos para o corpo, a carne de frango costuma ser uma das principais fontes de intoxicação alimentar.
Pois, ainda há muitos erros em seu manejo e, também, porque a carne crua está contaminada com a bactéria Campylobacter.
E, por acaso, pode estra contaminada também com Salmonella e Clostridium perfringens. Por essas razões, não se deve comer carne de frango que não foi cozida bem.
Outro hábito prejudicial e errado é lavar a carne antes de prepará-la, pois pode contaminar outros alimentos, utensílios e o local onde as refeições são feitas. Mas antes de observar todos esses pontos, jamais deve haver o consumo de carne ruim. Portanto, como saber se o frango está estragado?
Leia também: Segurança no manuseio de carnes cruas: aprenda 05 cuidados essenciais agora mesmo
Dicas práticas para saber como o frango está estragado
A primeira pista de como saber se o frango está estragado é sentir o cheiro de frango, você saberá identificar o cheiro de uma carne crua e o cheiro de uma carne que está apodrecendo, pois é bem característico, inclusive durante o cozimento.
Outro sinal é relativo à cor da carne: o frango possui uma coloração rosa, quando a carne não está boa para o consumo, sua cor é opaca, cinzenta.
Outra dica é perceber a textura do frango. Se a carne estiver muito escorregadia ou apresentar muita viscosidade (ficar grudenta) é sinal de que ela está apodrecendo ou já está estragada.
No caso de carnes congeladas, deve-se observar se não há camadas grossas de gelo se formando na carne, se houver, é melhor descartá-la.
Qual a maneira correta de conservar carne de frango
A melhor forma de conservar a carne de frango é congelando-a. Isso porque o congelamento impede o crescimento de microrganismos na carne, sobretudo quando o consumo for feito dias depois.
Dessa forma, é importante colocar a carne num recipiente bem tampado, para conservar a temperatura.
Não se deve, ainda, recongelar a carne. Ademais, os especialistas garantem que a melhor forma de descongelar a carne de frango é dentro da geladeira.
É interessante se programar com antecedência, uma vez que a carne pode demorar até 24 horas para que todo o gelo derreta.
Fazer o descongelamento em temperatura ambiente pode favorecer o desenvolvimento dos microrganismos e estragar a carne.
Gostou de saber como o frango está estragado? Compartilha essa informação com seus contatos e ajude a espalhar dicas práticas e saudáveis como essa.
Leia ainda: Carne descongelada pode ser congelada novamente? Confira e se livre dos perigos
Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo
Não despreze essa dica supervaliosa! Clica no vídeo e confira.