Como Usar o Medidor de Glicose Corretamente?

Saiba como usar o aparelho de glicemia no sangue no dia a dia

como usar o medidor de glicose

Um aparelho de glicemia é um dispositivo de extrema importância nas vidas de muitas pessoas. Quem sofre com diabetes sabe que esse aparelho é um dos grandes aliados no controle da doença. Mas, afinal, como usar o medidor de glicose corretamente?

Veja aqui qual o melhor medidor de glicose: https://saudelab.com/qual-o-melhor-medidor-de-glicose/

Aparelho de medir glicose: como usar?

medidor de glicose

Agora que você já sabe qual a função exata de um glicosímetro, vamos aprender a usá-lo. É importante lembrar que essas dicas de como usar um medidor de glicose no sangue valem para quase todos os aparelhos: G-Tech, On Call Plus, G Tech Free Lite, One Touch Ultra Mini ou Accu-Chek Active.

Em primeiro lugar tenha cuidado para estar com as mãos sempre limpas. Não basta lavar as mãos superficialmente. Faça uma higiene completa dos dedos, dos pulsos e das palmas das mãos. Seque-as completamente, pois até o melhor medidor de glicose pode errar por interferência da água.

Todo medidor precisa ter um lancetador, que é onde vai a lanceta, comumente chamada de agulha. A agulha deverá ser encaixada no lancetador. No medidor deve ser encaixada uma tira. Assim que fizer isso, o monitor do aparelho irá ligar, ficando à espera de uma gotinha de sangue. E isso vale para quem quer saber como usar o medidor de glicose g tech free ou qualquer outro medidor.

Higienize especificamente a ponta do dedo que será agulhado. Use álcool e um algodão. Encoste o lancetador no dedo e dispare a agulha. Pressione o dedo, de modo que a gota de sangue saia. Agora basta usar o medidor, encostando a tira no sangue.

Passados alguns segundos, seu nível de glicose deverá aparecer no monitor do aparelho. Tanto a agulha quanto a tira devem ser imediatamente descartadas da forma correta. Reutilizá-las é extremamente prejudicial a sua saúde, pois pode causar infecções ou mesmo permitir a entrada de vírus ou de bactérias em sua corrente sanguínea.

Dicas para medir a glicemia

Agora que você já sabe como usar o medidor de glicose, que tal algumas dicas para que a medição seja perfeita?

A primeira delas tem a ver com o horário ideal para realizar a medição da glicemia. Pois bem, são dois: ou pela manhã, em jejum, ou à noite, antes de dormir. Também é interessante medir duas horas antes de comer, para repetir posteriormente, duas horas após a refeição. Isso permite analisar a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Outra questão importante é conversar com seu médico a respeito da frequência ideal de medição da glicemia. Há quem faça duas vezes ao dia, enquanto outro fazem seis. Cada paciente é um caso, portanto se baseie apenas nas recomendações dadas ao seu caso específico.

Conhecer os valores de referência também é importante. Em jejum, a glicemia deve ser, por exemplo, inferior a 100. Mas claro que, novamente, nem todo mundo segue os mesmos padrões. Por isso tenha em mente os valores corretos correspondentes ao seu caso.

Por fim, mas não menos importante, tenha atenção ao comprar seu medidor de glicose. Há vários tipos no mercado, sendo que nem todos são bons para as suas necessidades. Há alguns maiores, outros de bolso, além dos modernos em forma de caneta.

Escolher o modelo com o qual se sinta confortável pode não ser fácil. Nesse caso, vale dar uma conversadinha com o médico para pegar algumas recomendações profissionais.

Para que serve um medidor de glicose?

Em primeiro lugar precisamos entender para que serve exatamente um medidor de glicose. Ele pode ser chamado de aparelho de glicemia e também de glicosímetro. Trata-se, então, de um dispositivo que conta com uma série de acessórios para que você colete seu próprio sangue e faça o seu teste de glicemia.

Calma! É só uma gotinha de sangue. Caso você nunca tenha feito esse exame de glicose, ou visto um medidor portátil, pode ficar preocupado. O aparelho faz um furinho minúsculo no seu dedo e, com uma gota de sangue, já consegue dizer quanta glicose você tem no sangue naquele momento.

Os diabéticos precisam fazer isso diariamente, às vezes até mais de uma vez por dia, porque assim controlam sua dieta e tratamento contínuo. Principalmente aqueles que são insulinodependentes, que precisarão saber a taxa de glicose para decidir a dose de insulina a ser aplicada no momento.

Aproveite e saiba tudo sobre o medidor de glicose G-Tech (um dos melhores do mercado).

 

 

 

 

 

 

Fonte bibliográfica:

  • WHO Technical report Series 916: Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a joint FAO/WHO Expert Consultation, Geneva; 2003

Crédito das imagens: Freepik