Diabético pode comer laranja? Veja quais frutas são boas e ruins nesse caso

Será que diabético pode comer laranja? Sem dúvidas, a laranja é uma das frutas mais consumidas e populares entre as pessoas. Ela tem sabor e propriedades que só as frutas cítricas como ela conseguem proporcionar.

Contudo, existe um receio comum de que a laranja faz mal para pessoas que sofrem de diabetes. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se diabético pode comer laranja, e quais frutas são boas e ruis nesse caso.

De antemão, só que tem diabetes sabe o quanto essa condição pode limitar a alimentação. Para evitar que ela piore, é preciso ter uma atenção constante com a dieta do dia a dia. Essa atenção deve incluir até mesmo algumas frutas.

Por mais saudáveis que elas costumem ser, nem sempre a segurança delas para a diabetes é garantida. Resta saber se a laranja se encaixa nisso ou não.

Quem é diabético pode comer laranja?

Em suma, os cuidados na alimentação que a diabetes requer se dá pelo fato de que essa condição afeta os níveis de glicose, especificamente o controle deles. Pessoas diabéticas não conseguem produzir ou aproveitar corretamente a insulina, hormônio que reduz a glicemia do sangue.

Consequentemente, se a glicemia se elevar demais, ela não pode ser reduzida, levando à uma série de danos na saúde.

No caso, o principal responsável por aumentar os níveis de glicose é o açúcar, ou carboidratos no geral. E como a laranja é uma fruta bem docinha, surge um grande receio com seus carboidratos.

Felizmente quem é diabético pode comer laranja sem problemas por causa da sua riqueza de fibras. Elas não só ajudam a reduzir o impacto dos carboidratos como também, em junção à outros nutrientes da fruta, mantém a glicemia sob controlem.

Quais frutas são realmente problemáticas para a diabetes?

Conforme fora dito, um diabético pode comer laranja por causa da sua riqueza em fibras. Mas caso uma fruta tenha carboidratos demais ou fibras de menos, ela pode sim vir a ser prejudicial para essa condição.

Claro que nenhuma fruta precisa ser estritamente proibida da dieta. Porém algumas deve ser consumidas com muito mais moderação e cuidado, como é o caso dos seguintes exemplos:

  • Uva
  • Figo
  • Jaca
  • Pinha
  • Tamarindo
  • Banana

Sob o mesmo ponto de vista, não podemos deixar de mencionar que frutas secas ou em calda são ainda mais problemáticas. Como as frutas secas são desidratadas, elas perdem a água de sua composição e concentram mais os seus carboidratos.

Já as frutas em calda são mergulhadas em um caldo que é quase açúcar puro. Logo, mesmo que não esteja na lista acima, uma fruta de algum desses tipos também precisa ser evitada.

E quais frutas são consideradas boas para a diabetes?

Enfim, da mesma forma que algumas frutas são nocivas para a diabetes, outras podem ser extremamente benéficas. Mas, na verdade a grande maioria delas apresentam vantagens no controle e combate dessa condição, então quem é diabético pode comer laranja e muitas outras frutas, o que é ótimo para variar o cardápio da rotina.

Dito isso, confira a seguir algumas das melhores frutas para se comer sendo diabético:

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915