Book Appointment Now
Dor no joelho, o que pode ser? Não fique sofrendo sem buscar soluções; confira!
As dores em geral trazem muito desconforto e quando surgem podemos ficar sem saber o que fazer para resolver. Logo, saber o que pode causar dor no joelho é muito importante, pois permite que você busque ajuda médica e não deixe o quadro se agravar. Mas, para isso, o site Saúde Lab apresenta informações relevantes sobre esse assunto para te ajudar a encontrar soluções das dores. Acompanhe a seguir com mais detalhes!
Descubra o que pode ser dor no joelho
São muitos os fatores que podem causar dores no joelho e em alguns casos pode acontecer que você sinta em apenas um deles. No início é comum sentir uma dor leve que não compromete você de caminhar, porém com o passar dos dias pode se agravar e comprometer a movimentação.
As dores no joelho, na maioria dos casos, não graves. O fato é que existem muitas situações ao longo da vida em que os joelhos ficam vulneráveis e deixam você em apuros. O mais comum de acontecer são sobrecargas de peso, inflamações nas articulações e traumas diversos.
A seguir serão apresentadas as principais causas que podem gerar dores nos joelhos, como rompimento de ligamento, tendinite e bursite, por exemplo. Sendo assim, continue lendo e saiba tudo sobre cada um desses problemas que podem acontecer.
Mas não se aflija e nem fique sofrendo sem encontrar as melhores soluções, pois tem como resolver essas dores e cuidar bem seu joelho!
Rompimento de ligamento
Dentre as causas de dores no joelho temos o rompimento de ligamento. O joelho é formado por vários ligamentos os quais dão sustentação para o joelho e ajuda na movimentação.
Dessa forma, de acordo com o local em que você sente doer, pode representar o ligamento que foi rompido. Lembrando que um ligamento pode romper devido a movimentos bruscos e pancadas, por exemplo.
Leia mais: Como escolher tênis para corrida: melhores dicas
Tendinite patelar
Ainda sobre o que pode ser dor no joelho, a tendinite também pode afetar o joelho, isso porque essa região possui tendões que unem a patela (rodilha no joelho) a tíbia (osso da perna). Pessoas que forçam muito o joelho em caminhada longa, andam de bicicleta ou mesmo exercícios físicos diversos podem apresentar inflamações nos ligamentos e a dor surge bem forte.
Bursite no joelho
A bursite é causada por uma inflamação na bursa, sendo essa responsável por conter um líquido que ajuda a amortecer os movimentos. Saiba que o joelho possui 11 bursas e quando uma delas está inflamada causa inchaço e dores na parte superior do joelho, é muito comum em pessoas que praticam esportes de alta intensidade.
Osteoartrose causa dor no joelho
Antes de mais nada, saiba que osteoartrose ou artrose é uma doença causada pelo desgaste da cartilagem do joelho. Dessa maneira, pessoas que ao longo da vida são obesas, praticam esportes sem os devidos cuidados, sofrem ou provocam traumas, consequentemente o desgaste é inevitável. Logo, a osteoartrite é muito comum em pessoas que têm acima de 60 anos, que o desgaste pela idade, e em atletas.
Artrite reumática
Por fim, o que pode ser dor no joelho é a artrite reumática. Essa doença é considerada do tipo inflamatória que compromete as articulações, e no caso do joelho toda a região fica sensível a dor. Essas articulações são estruturas responsáveis pelo ligamento entre os ossos e os protege de atritos ao nos movimentarmos.
Normalmente é causada por doenças autoimunes como o Lúpus, Gota e Febre Reumática, por exemplo. Variações hormonais e histórico familiar também pode desencadear a doença.
Existe tratamento para dor no joelho? O que fazer?
Quanto a prevenção, essa deve ser meta como uma medida imprescindível, e você deve observar o tipo de calçado que pode causar e/ou piorar as dores nas articulações do joelho. Opte por aqueles que tem palmilhas especiais, evite rasteirinhas ou sapatilhas por períodos longos, não se exercite sem os equipamentos certos, e por último, use faixas ou mesmo joelheiras para amortecer os impactos no joelho e articulações no dia a dia.
Existem opções para tratar e aliviar as dores que surgem nos joelhos. São elas:
- De modo geral, essas doenças são tratadas por meio de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e analgésicos sob orientação médica. Em casos mais graves pode ser necessário fazer cirurgias.
- A fisioterapia também é uma opção para aliviar as dores, vez que ela atua para fortalecer a musculatura e impedir que a pessoa não tenha os movimentos do joelho comprometidos completamente.
- Fazer repouso nos períodos de crise é necessário até aliviar os sintomas e as dores.
- Outra alternativa é usar compressa gelada (3x ao dia por 20 minutos) durante os primeiros 3 dias após surgir dor, calor local, vermelhidão e inchaço. Esses são os chamados sinais flogísticos que indicam presença de inflamação no joelho. E não se esqueça de proteger a pele e evitar queimaduras quando usar bolsa de gelo.
- Controle do peso também deve ser sua prioridade, vez que o peso em excesso causa desgaste nas articulações.
- Fazer acompanhamento médico sempre que necessário.
Veja também: Dor no pé após caminhada, o que pode ser? Veja agora e não sofra mais
Como saber se a dor no joelho é artrose?
Confira nesse vídeo as informações do ortopedista Rodrigo Abdo (CRM: 112123).