8 dicas para reconhecer e escolher peixe fresco de verdade

Quando vamos ao mercado para comprar carnes, sempre buscamos obter as de maior qualidade, incluindo os peixes. Porém, para poder identificar um peixe fresco, é necessário ficar atento a detalhes muito importantes. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para reconhecer e escolher um peixe fresco de verdade em 8 passos infalíveis.

A primeira vista, todos os peixes que ficam em exposição no mercado parecem que são de qualidade. Contudo, não se deixe enganar pelas aparências. Um peixe fresco de verdade apresenta sinais bem sutis, necessitando de bastante atenção para serem percebidos.

Dicas para reconhecer e escolher peixe fresco

Primeiramente, as características físicas do peixe são um dos principais critérios para determinar se ele está fresco ou não. Portanto, confira esses pontos e não compre um produto que pode causar problemas à sua saúde:

1. Observe as escamas do peixe

Começando pelas suas escamas, que precisam sempre estar bem coladas em sua pele. Esta por sua vez, necessita ter uma aparência brilhante, e no caso de houver muco, ele precisa ser translúcido.

2. Avalie as brânquias

Já as suas brânquias, geralmente apresentam tons de vermelho, rosa ou até vinho. Se estiverem esbranquiçadas é melhor evitar.

3. Confira os olhos

Se você está procurando por um peixe fresco inteiro, preste atenção nos olhos dele, pois eles precisam estar brilhantes e salientes.

Leia mais: Você gosta de peixe? Então, confira os mitos e verdade sobre essa proteína

4. Textura da carne

Por outro lado, se você prefere comprar filets, repare se a carne está bastante elástica e firme.

5. Cheiro do peixe

Por fim, se houver a oportunidade, tente sentir o odor do peixe. O ideal é que ele apresente o seu cheiro característico, mas de forma suave e sem agredir o olfato.

6. Local de armazenamento

para garantir a qualidade dele, é preciso se atentar também à forma em que ele é armazenado no próprio mercado. Se houver algo de errado nesse quesito, é possível que a qualidade e propriedades do peixe tenham sido comprometidos, assim como a segurança de seu consumo.

De maneira geral, um peixe fresco do mercado precisa estar refrigerado sob gelo, entre temperaturas de -1 e 3°C. Já um peixe que vendido resfriado ou congelado, necessita estar sob temperaturas de aproximadamente 3°C e 12°C respectivamente. Portanto, quando for fazer as compras, atente-se a esse detalhe no armazenamento.

7. Lugar onde está comprando

Sempre opte por supermercados e peixarias que sejam acompanhados por instituições responsáveis, como o Serviço de Inspeção Federal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

8. Qualquer sinal de dúvida não compre

Peixes e frutos do mar em geral não muito frágeis quanto à contaminação alimentar, portanto se em qualquer momento você não sentir confiança no produto, não compre! Vale a pena seguir sua intenção.

Atente-se aos cuidados de conservação na sua casa

Nada adianta você seguir uma lista de cuidados na hora de comprar se você não faz o preparo do peixe corretamente. Portanto, lembre-se que o ideal é fazer o consumo imediatamente após a compra, Caso precise congelar leve ao freezer assim que chegar em casa. E, quando for descongelar, faça dentro da geladeira, não deixando exposta à temperatura ambiente por muito tempo.

Leia mais: Como descongelar peixe sem alterar o sabor e as propriedades?

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915