Espinheira-santa mexe com a pressão arterial? Entenda os efeitos na hipertensão

Será que a espinheira-santa mexe com a pressão arterial? Atualmente, a hipertensão é uma condição de saúde que tem afetado cada vez mais pessoas. E um dos problemas disso é que os cuidados que ela necessita não são tão bem difundidos.

Com isso, o uso de ervas medicinais pode se tornar ainda mais arriscado do que já é. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre como a espinheira-santa mexe com a pressão arterial.

De maneira  geral, a pressão dos nossos vasos é uma ferramenta que o corpo utiliza para fazer com que o sangue permaneça circulando. Entretanto, quando ela é elevada demais, essa pressão passa a causar danos, principalmente no sistema cardiovascular.

E um dos principais responsáveis pelo aumento dela é justamente a nossa alimentação, o que inclui plantas e ervas medicinais, já que elas são carregadas de diferentes compostos e propriedades.

A espinheira-santa mexe com a pressão arterial?

Conforme fora dito, mesmo sendo importante para o organismo, a pressão arterial não pode se elevar demais. Caso contrário, ela passa a lesionar todo o corpo. Logo, um alimento ou produto que aumenta a pressão arterial precisa sempre ser consumido com cuidado.

A espinheira-santa mexe com a pressão arterial de fato, mas felizmente o seu efeito não é exatamente o mesmo.

Da mesma forma que alguns alimentos são capazes de aumentar a pressão arterial, há também aqueles que ajudam a diminuir ela e mantê-la sob controle. No caso, apesar de não ser um efeito significativo, acredita-se que a espinheira-santa mexe com a pressão arterial pois ajuda a reduzir ela.

Talvez um dos motivos por trás disso seja o efeito diurético da planta, que permite a eliminação de líquidos excessivos que podem estar elevando a pressão.

Pessoas hipertensas e hipotensas sempre devem tomar cuidado com plantas medicinais

Como você pôde observar, a espinheira-santa mexe com a pressão arterial, mas não de forma negativa e nem muito expressiva. Por outro lado, precisamos salientar que, independente do quão benéfica uma planta medicinal é para a pressão arterial, pessoas hipertensas ou hipotensas precisam sempre ficar atentas com seu consumo.

Isso porque essas plantas podem abaixar demais a pressão dos vasos em pessoas hipotensas, ou hipertensas que já fazem uso de algum medicamento hipotensivo.

A espinheira-santa possui outros efeitos mais fortes

Enfim, conforme fora dito, até podemos dizer que espinheira-santa mexe com a pressão arterial, mas esse efeito definitivamente não é o foco dela. Essa erva é fonte de diversos compostos analgésicos, antioxidantes e protetores.

Com isso, o seu uso, bem como o da grande maioria das plantas medicinais, é bem mais vasto do que parece. Sob esse ponto de vista, veja a seguir quais são os principais efeitos da espinheira-santa para a saúde:

  • Ajuda no tratamento de alguns tipos de cânceres
  • Auxilia no combate de infecções, principalmente bacterianas
  • Promove a saúde do estômago e mantém ela protegida
  • Ajuda a manter o intestino saudável e funcionando bem
  • Favorece os processos de cicatrização de ferimentos
  • Promove o funcionamento e a saúde do sistema renal

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915