Excesso de ferro no sangue: quais alimentos deve evitar e quais consumir?

Você provavelmente já sabe que o ferro é um nutriente que não pode faltar na dieta. Porém o que não se fala muito é que o excesso de ferro no sangue pode ser um problema bem grave para a saúde. Quando sob esse condição, é necessário fazer algumas mudanças na alimentação. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar quais alimentos deve-se evitar e consumir quando estiver com excesso de ferro no sangue.

A princípio, desde a nossa infância ouvimos falar da importância do ferro e dos alimentos que são fontes dele. Muito disso se dá pelo fato de que a falta de ferro prejudica bastante a saúde, e pode levar a doenças como a anemia. Entretanto, da mesma forma que a falta do nutriente faz mal, o excesso de ferro no sangue também afeta a nossa saúde de forma negativa.

Problemas do excesso de ferro no sangue

Também conhecido por hemocromatose, o excesso de ferro no sangue é uma condição de saúde que pode ter causas genéticas ou externas. Assim como outros nutrientes, quando o ferro está em grandes quantidades, ele pode começar a se depositar em diversos órgãos. Dessa forma, ele deixa de ser apenas um componentes da hemácias, e passa a prejudicar os sistemas do nosso organismo.

Dentre os órgãos mais afetados pela hemocromatose estão os rins e fígado. Mas, o fígado em específico é o que acaba sendo o mais problemático. O depósito de ferro nesse órgão causa a doença de Wilson, que por sua vez pode levar a cirrose hepática e até mesmo a falência do órgão, necessitando de um transplante para ser remediada.

Outro problema do excesso de ferro no sangue é que o ferro por si só favorece muito a produção de radicais livres no organismo. Esses compostos podem ser combatidos através de antioxidantes, mas muitas vezes são responsáveis pelo envelhecimento precoce e aumento no risco de doenças neurodegenerativas.

Leia mais: É verdade que usar panela de ferro é bom para anemia? Tire suas dúvidas

Quais alimentos evitar quando se tem excesso de ferro no sangue?

De maneira geral, as carnes vermelhas, especialmente as bovinas, são os principais alimentos a serem evitados. O  ferro presente nelas é o famoso ferro heme, que possui uma alta afinidade com as proteínas e, portanto, é muito mais absorvido. Por isso que, para não deixar de fornecer proteínas para o organismo, as melhores alternativas para as carnes vermelhas são a carne de frango e peixe.

Vale mencionar que frutos e do mar e bebidas alcóolicas também podem vir a ser um problema, mas não por causa do ferro em si. O álcool afeta muito o funcionamento do fígado, o qual já é prejudicado pela hemocromatose. Já os frutos do mar podem levar a infecções que são mais graves na hemocromatose do que em pessoas saudáveis.

E o que comer quando com hemocromatose?

Enquanto o ferro das carnes e outros alimentos de origem animal é melhor absorvido, o ferro persente em vegetais acaba tendo um menor aproveitamento. Isso se dá pelo fato de que os vegetais também são muito ricos em antinutrientes e outros minerais, gerando uma competição pela absorção do ferro, e possuem antioxidantes. Com isso, se você estiver com excesso de ferro no sangue, talvez seja bom adicionar na sua alimentação vegetais como:

Por outro lado, tome cuidado com vegetais e frutas que possam conter vitamina C, como é o caso da laranja e limão, por exemplo. Por mais que a vitamina C seja um bom antioxidante, ela também favorece a absorção do ferro.

Leia mais: Conheça 10 frutas ricas em vitamina C além da laranja e fáceis de encontrar

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915