Book Appointment Now
Como fazer a higiene correta após defecar? Não é de qualquer jeito e nem como aprendemos!
Embora ainda seja um tabu, a higiene anal é um assunto extremamente importante e que faz parte do dia a dia; afinal de contas, todo ser humano realiza suas necessidades fisiológicas diariamente. Nesse sentido, você sabe como fazer a higiene correta após defecar? O SaúdeLAB trouxe dicas essenciais que te ajudarão a evitar uma série de problemas; confira agora mesmo!
Importância da higiene correta após defecar
A higiene correta após defecar é muito importante para a saúde e o bem-estar. Quando uma pessoa defeca, restos de fezes e bactérias podem ficar presos na pele ao redor do ânus e nas dobras do tecido anal. Se esses resíduos não forem removidos, podem causar infecções e odores.
Além disso, a falta de higiene após defecar pode levar à disseminação de bactérias e outros germes que podem causar doenças. Isso pode ocorrer quando uma pessoa não lava as mãos após usar o banheiro ou não limpa a área anal.
Assim sendo, manter uma boa higiene após defecar é importante para prevenir infecções e doenças, como infecções gastrointestinais e infecções da pele. A limpeza adequada pode ajudar a remover bactérias e outros germes que podem estar presentes nas fezes. As fezes, por sua vez, são os resíduos sólidos que são eliminados pelo organismo através do ânus durante a defecação. Elas são compostas principalmente de água, bactérias, fibras alimentares não digeridas, células mortas, muco e outras substâncias.
Leia também: 10 dicas para se livrar da prisão de ventre rapidamente: faça o teste e comprove
Higiene correta após defecar, como fazer?
Mais de 90% das pessoas não fazem a higiene correta do ânus após a evacuação. Isso se deve, em grande parte, pelo disseminação de informações erradas ou incompletas desde a infância.
Desse modo, confira as dicas para fazer a higiene correta após defecar.
Não se deve esfregar o ânus
Aprendemos que devemos fazer a limpeza do ânus após defecar esfregando o papel higiênico várias vezes na região até que ele não suje mais. No entanto, essa prática irrita o canal anal, gera coceira, micoses, ardência e fissuras, o que pode causar muita dor e até sangramento.
O ideal é lavar logo após a defecação
Sabemos que nem sempre é possível lavar o ânus após ir ao banheiro. Contudo, sempre que for, é necessário ter esse cuidado. Então, deve-se lavar a região com água e sabão glicerinado ou neutro, em movimentos suaves. Em seguida, deve-se enxaguar bem e secar com uma toalha macia sem esfregar.
Alternativa
Quando não for possível lavar, tudo bem utilizar o papel higiênico. Entretanto deve-se levar algumas questões em consideração:
- Peque uma pequena quantidade de papel higiênico e dê pequenas batidas no ânus, repita quantas vezes for necessário, mas evite sempre esfregar; ou seja, fazer movimentos de cima pra baixo e vice versa;
- Caso sinta que não limpou direito, é preferível esperar chegar em casa para fazer a higiene com água do que limpar a região esfregando. Essa prática de esfregar o ânus após defecar é muito prejudicial e pode acarretar com o tempo problemas sérios, os quais podem levar até à necessidade de cirurgia.
Leia ainda: Segurar xixi causa infecção urinária? Veja os principais motivos que fazem você adoecer