Manga é remosa? Conheça seus principais benefícios e malefícios

Pouquíssimas frutas são tão saborosas e suculentas quanto a manga. Quem sabe escolher bem a manga nunca se decepciona com ela. Contudo, mais importante que o seu sabor são as suas propriedades, e saber se elas são benéficas para a nossa saúde ou não. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te explicar se a manga é remosa, e quais são os seus principais benefícios e malefícios.

À primeira vista, pode ser difícil de acreditar que a manga possa ser prejudicial para a nossa saúde. Afinal, sempre ouvimos falar que os vegetais, frutas e outros alimentos naturais são excelentes inclusões na nossa dieta, e de fato são na maioria das vezes. Porém existem sim alguns casos que as frutas podem ser um problema, especialmente se consumidas de forma errada.

O que são os alimentos remosos?

Antes de mais nada, para saber se a manga é remosa, obviamente é necessário entender primeiro o que é um alimento remoso de fato. No caso, a categoria de alimentos remosos engloba toda comida que possui ação inflamatória no organismo. Nosso corpo realiza processos inflamatórios naturalmente, mas se eles são desequilibrados por algum fator, eles passam a ser prejudiciais.

Geralmente, a ação inflamatória causada por esse tipo de alimento costuma vir de compostos como açúcar, gorduras, óleos refinados ou sal. Ela costuma ser especialmente prejudicial para a capacidade de cicatrização do nosso organismo. Por isso os alimentos remosos são tão contraindicados para pessoas que fizeram um piercing ou tatuagem recentemente, ou que estão passando por um pós-operatório.

Veja também: Manga faz mal para diabetes? Qual a melhor forma de consumir

Mas então, a manga é remosa mesmo?

Algumas pessoas podem pensar que a manga é remosa por ela ser muito doce. Isso poderia significar que ela contém muitos carboidratos, os quais são inflamatórios. Mas felizmente esse não é o caso. Na realidade, a manga é uma fruta extremamente nutritiva, e que inclusive possui compostos anti-inflamatórios, como a mangiferina, polifenois, benzofenona e ácido gálico.

Ademais, através da vitamina C, presente na manga, ela pode favorecer os processos de cicatrização no corpo. Ou seja, não se pode dizer que a manga é remosa pois ela na verdade age no organismo de uma forma quase que contrária a de um alimento remoso, sendo então bastante benéfica para nós. Portanto, a manga não é remosa.

Que tipo de alimento é considerado remoso?

Como não é possível afirmar que a manga é remosa, é bom conhecer alguns alimentos que realmente possuem essa qualidade. Conforme fora dito, os alimentos remosos costumam ser aqueles ricos em gorduras, açúcar, sal ou óleos refinados. Esse dificilmente é o caso das frutas, a menos que elas sejam consumidas nas formas de doces e similares. Portanto, alguns exemplos de alimentos que são muito remosos são:

  • Refrigerantes
  • Frituras
  • Fast-foods
  • Frutos do mar
  • Carnes vermelhas
  • Energéticos
  • Bebidas alcóolicas
  • Doces industrializados
  • Carnes embutidas

Leia mais: Olha ela! Veja 10 benefícios da manga e consuma sem moderação

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915