Quais as melhores vitaminas para imunidade? Onde encontrá-las?

Durante a pandemia do Covid-19, entendemos o quão importante são os cuidados com a saúde, especialmente com a nossa imunidade. O bem-estar sempre deve ser uma de nossas prioridades, e a resistência do nosso organismo precisa ser mantida a todo custo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre as melhores vitaminas para imunidade, e onde encontrá-las.

De antemão, todo nutriente ou elemento que entra em nosso organismo exerce alguma influência em seu funcionamento. Ou seja, quando comemos algo, o alimento pode ser benéfico ou não para o nosso corpo, através de sua composição. Por exemplo, alguns alimentos possuem vitaminas para imunidade, que reforçam a eficiência do nosso sistema imune. Estes precisam ter sempre alguma participação na nossa dieta.

Principais vitaminas para imunidade

Primeiramente, para podermos falar sobre as fontes de vitaminas para imunidade, é interessante conhecer elas e seu funcionamento primeiro. Cada uma possui suas propriedades e formas de atuação, que serão responsáveis pela melhoria na nossa imunidade. Sendo assim, confira a lista a seguir:

  • Vitamina C: Sua ação é capaz de prevenir infecções virais, bem como ajudar no combate contra ela, através do fortalecimento do sistema imunológico.
  • Vitamina D: Pode ser considerada a vitamina mais popular no tópico da imunidade. Apesar do nome, ela é considerada um hormônio, que exerce diversas funções no nosso corpo, incluindo melhorias no sistema imunológico.
  • Vitamina E: Através dela, é possível aumentar a eficiência do sistema de defesa do nosso corpo, especialmente se associada a minerais ou outras vitaminas.
  • Vitamina B2: Assim como a vitamina C, essa vitamina é capaz de reforçar o sistema imunológico durante o combate a alguma doença.

Quais as melhores fontes dessas vitaminas?

Conforme fora dito anteriormente, existem alguns alimentos que possuem vitaminas para o sistema imune em sua composição. Frutas como a laranja, limão, abacaxi e goiaba são excelentes fontes de vitamina C. Enquanto isso, óleos vegetais ou sementes oleaginosas, como amêndoas e nozes, servem como fontes para a vitamina E.

Em relação ao fornecimento de vitamina D, a melhor forma de obtê-la é através da exposição ao Sol. Esse hábito simples é o principal estímulo para a produção desse composto. Porém, tenha cuidado com o tempo de exposição (15 minutos, no máximo) e com o horário, de preferência até as 10 da manhã e depois das 16h.

Entretanto, se você realmente está procurando fontes dessa vitamina, carnes, peixes e leite são as principais alternativas. No caso, estes mesmos alimentos também apresentam uma boa quantidade de vitamina B2, juntamente com vegetais verde-escuros.

Obtendo vitaminas para imunidade através de suplementos

Sem dúvidas, o consumo de suplementos de tornou um hábito bastante comum na vida de muitas pessoas. Isso não se dá necessariamente por um aumento de necessidade, mas sim pelo número de avanços nessa área e aumento da disposição de produtos desse tipo. Por outro lado, não é sempre que os suplementos são uma opção viável para se obter vitaminas para imunidade.

No caso da vitamina D, por exemplo, pode ser que pessoas que saem pouco de casa tenham uma certa deficiência dela e, portanto, podem adotar o consumo de suplementos de vitamina D. Entretanto, esse consumo deve ser feito sempre sob a supervisão de um médico profissional. Ele saberá dizer se há uma necessidade ou não, e caso haja, qual a quantidade ideal para sua situação.

Leia mais: Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915