Microbioma intestinal pode ser a chave para aumentar a motivação para atividade física

Pesquisa realizada revela dados surpreendentes

A saúde intestinal pode estar relacionada à motivação de uma pessoa para se exercitar, de acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia. Pelo menos estas foram as avaliações iniciais de uma pesquisa publicada na revista Nature em dezembro de 2022. Confira todos os detalhes, aqui no SaúdeLAB.

Pesquisa aponta ligação entre microbioma intestinal e interesse em praticar atividades físicas

Os pesquisadores queriam entender por que alguns ratos de laboratório pareciam adorar a roda de exercícios enquanto outros a ignoravam. Usando um algoritmo de aprendizado de máquina, eles descobriram que a genética parecia não ter muita relação com isso, mas que as diferenças nas bactérias intestinais pareciam ser mais importantes.

Microbiomas intestinais saudáveis foram associados a uma função muscular ideal em ratos, e os ratos tratados com antibióticos que mataram as bactérias intestinais apresentaram queda na distância percorrida.

Leia também: Atividade física diária auxilia na prevenção e controle do diabetes? Especialista responde

A ligação entre o microbioma e o sistema nervoso pode influenciar a motivação para o exercício

Para entender como o microbioma pode afetar a motivação para se exercitar, os pesquisadores se concentraram no cérebro dos ratos. Eles descobriram que, após o tratamento com antibióticos, havia redução na expressão gênica dos receptores de dopamina no cérebro dos ratos, o que sugere que o microbioma pode interagir com o sistema nervoso para regular o desejo de exercício.

Além disso, os pesquisadores descobriram que as bactérias no cólon estavam enviando sinais para o cérebro que poderiam afetar a motivação para se exercitar. Eles identificaram uma molécula chamada quimiocina que pode ter sido produzida pelas bactérias e que pode atuar no cérebro para regular a motivação para o exercício.

A pesquisa pode levar a novas maneiras de promover a saúde através do microbioma

Se essa ligação entre o microbioma e a motivação para o exercício também for observada em humanos, pode ajudar a explicar por que muitas pessoas não atingem a quantidade recomendada de atividade física e oferecer novas maneiras de promover a saúde através do microbioma.

A pesquisa também pode levar a novas maneiras de motivar as pessoas a se exercitar ou otimizar o desempenho atlético. No entanto, é importante notar que a pesquisa ainda está em sua fase inicial e muitas perguntas ainda precisam ser respondidas, como se essas descobertas se aplicam a humanos e como exatamente o microbioma pode ser usado para influenciar a motivação para o exercício.

Referência Bibliográfica: A microbiome-dependent gut–brain pathway regulates motivation for exercise

Continue a leitura: 8 motivos para fazer atividade física de acordo com especialista

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação