Book Appointment Now
Quais os legumes que o diabético pode comer? Aprenda escolher com consciência
Você sabe quais os legumes que o diabético pode comer? A princípio, qualquer um que sofre de diabetes sabe que essa é uma condição que limita bastante a alimentação. Felizmente existem muitas opções de comidas, especialmente de vegetais, que ajudam a controlar melhor a diabetes e a evitar que ela seja agravada.
Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar quais os legumes que o diabético pode comer, e quais ele deve evitar sempre que possível.
Sem dúvidas as legumes e vegetais no geral estão entre os alimentos mais saudáveis que podemos incluir no nosso dia a dia. Eles carregam e fornecem uma boa parte dos nutrientes que o organismo necessita para manter todas as suas atividades funcionando normalmente.
Porém para uma pessoa diabética é preciso ter cuidado com consumo de até mesmo desses alimentos considerados saudáveis.
Quais os legumes que o diabético pode comer?
De maneira geral, a diabetes é uma condição em que o organismo não é capaz de regular os níveis de glicose do sangue como ele deveria. Consequentemente o consumo de carboidratos, nutriente que é o principal responsável pelo aumento da glicemia, pode ser problemático para a saúde do diabético.
Em compensação, consumir fibras é de grande ajuda pois elas reduzem justamente o impacto desses carboidratos.
Sob esse ponto de vista fica bem mais fácil entendermos quais os legumes que o diabético pode comer. Todo legume que for nutritivo e apresentar poucos carboidratos, ou grande expressividade de fibras, é uma boa inclusão na dieta.
Inclusive há legumes cuja a composição nutricional ajuda até mesmo a melhorar a produção de insulina, hormônio que regula a glicemia. Dito isso, veja a seguir quais os legumes que o diabético pode comer:
- Tomate
- Quinoa
- Acelga
- Aveia
- Alface
- Milho
- Vagem
- Abobrinha
- Arroz integral
E quais legumes devem ser evitados para a diabetes?
Tendo em mente quais os legumes que o diabético pode comer, é preciso aprender também sobre os legumes que não são considerados tão seguros para o consumo. Conforme fora dito, fibras são sempre muito bem-vindas para diabéticos, enquanto os carboidratos devem ser evitados sempre que possível.
E apesar de ser raro, existem sim alguns legumes cuja a quantidade de carboidratos é expressiva demais, e a de fibras expressiva de menos.
Em suma, os legumes em questão são, em sua grande maioria, os tubérculos, raízes e similares. Assim como os outros citados anteriormente, eles também são muito nutritivos. Mas independente disso o seu consumo deve ser feito com cuidado. Sendo assim, veja a seguir alguns dos legumes que o diabético deve evitar:
- Mandioca
- Beterraba
- Batata
- Abóbora
- Nabo
- Inhame
- Batata-doce
Os legumes são as menores das preocupações na dieta dos diabéticos
Por fim, existem muito mais legumes benéficos para a diabetes do que prejudiciais. E até os considerados ruins, que citamos logo assim, podem ter espaço na dieta de uma pessoa diabética. O segredo é sempre ter moderação no consumo, independente do alimento.
E claro que essa moderação deve ser ainda maior para doces, refrigerantes, alimentos processados e industrializados, e similares, visto que esses são muito mais ricos em carboidratos.
Leia mais: