Uva passa é bom para o intestino? Saiba como ela é útil para nossa saúde

A princípio, não é todo mundo que gosta da uva passa, ou ao menos de algumas receitas que levam ela. Isso é bastante compreensível, dada a textura e sabor dela. Contudo, independente da preferência de cada um, não há como negar que ela é benéfica para a saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a uva passa é bom para o intestino e como ela pode melhorar a saúde dele.

Como o intestino é um dos principais órgãos do nosso sistema digestivo, a saúde e funcionamento dele são muito afetados pelo o que comemos no dia a dia. O problema é que, da mesma forma que alguns alimentos fazem bem para o intestino, outros podem ser bastante prejudiciais. Resta sabermos em qual deles a uva passa se encaixa.

Comer uva passa é bom para o intestino?

Para respondermos a esse questionamento, precisamos levar em consideração a composição nutricional da uva passa. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, os quais costumam contribuir para um bom funcionamento do intestino, ainda mais por causa da vitamina B6 em específico. Portanto, só nesse aspecto já podemos afirmar que a uva passa é bom para o intestino.

Entretanto, quando o assunto é saúde intestinal, as fibras são de longe os nutrientes mais importantes. Elas estimulam os movimentos do órgão e favorecem a evacuação. Felizmente, a uva passa é bastante rica em fibras. Ademais, por ser uma fruta seca, ela ainda apresenta ácido tartárico, que melhora a função do intestino. Com isso, não sobram dúvidas de que comer uva passa é bom para o intestino de fato.

Leia mais: Benefícios e malefícios da Uva Passa: será que faz bem ou mal?

Quais outros alimentos são fontes de fibras?

Sabendo que a uva passa é bom para o intestino por causa de suas fibras, vale a pena conhecer outros alimentos fontes desse nutriente, até mesmo para não termos que depender apenas das uvas passas para cuidar do intestino. No caso, grande parte dos alimentos naturais, especialmente os vegetais e frutas, são ricos em fibras, mas obviamente existem aqueles em que o nutriente é mais expressivo. Sendo assim, veja a seguir alguns exemplos:

Outros benefícios da uva passa para a saúde

  • Promove a saúde cardiovascular: as fibras da uva passa não beneficiam apenas o intestino. Elas também ajudam a reduzir a absorção de gorduras dos alimentos, o que por sua vez favorece a diminuição dos níveis de colesterol. Consequentemente, nosso sistema cardiovascular permanece mais protegido.
  • Ajuda no emagrecimento: outra função interessante das fibras é que ela promovem uma maior sensação de saciedade, o que serve de ferramenta para ajudar na perda de peso.
  • Fortalece os nossos ossos: por incrível que pareça, a uva passa é rica em cálcio, um dos minerais mais importantes para a formação, estruturação e fortalecimento dos ossos do corpo.
  • É antioxidante: alimentos antioxidantes, como a uva passa, são sempre boas adições na dieta por causa da capacidade deles em combater os radicais livres. Estes são causadores de problemas como o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.

Leia mais: Lista de alimentos calóricos saudáveis: descubra 30 opções interessantes que você não conhecia

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915