Alergias Sazonais: saiba mais sobre este problema que afeta muitas pessoas

As alergias afetam diretamente qualidade de vida

0
99
alergias sazonais
De fato as alergias sazonais ocorrem bastante (Imagem: Pixabay)

Um fato irrefutável é que quem geralmente sofre com alergias, tem esse problema agravado em determinados meses do ano, as chamadas alergias sazonais. São vários aspectos externos que influenciam na intensidade dessas alergias. Então, tendo isso em vista, é de extrema importância aderir alguns cuidados para amenizar os sintomas dessas alergias, e nós iremos ver agora.

O que são alergias sazonais?

A alergia é quando o sistema imunológico do corpo reage a algo inofensivo, como alimentos, plantas ou medicamentos. No entanto, as alergias sazonais são alergias que acontecem somente em um período do ano, quando determinada substância à qual você é alérgico está no ar. Elas podem ocorrer na primavera, verão ou outono, tudo depende da causa da sua alergia.

alergias sazonais
De fato, as alergias sazonais ocorrem bastante (Imagem: Pixabay)

O que pode causas essas alergias?

Em geral essas alergias são frequentemente causadas por fatores que estão em alta em determinadas épocas do ano, como o pólen, gramas,  ervas daninhas e esporos de fungos. A quantidade e o tipo de pólens, gramas e outros alérgenos no ar mudam dependendo do local onde você mora.

Veja mais: Rinite alérgica e estresse: entenda essa relação

Quais são os sintomas das alergias sazonais?

Então, os sintomas dessas alergias variam de pessoa para pessoa e também durante as estações do ano. Pois em alguns meses uns fatores estão mais propícios que outros. Mas, entre os sintomas estão:

  • Lacrimejamento dos olhos, que coçam e ficam vermelhos
  • Tosse seca
  • Coriza ou entupimento nasal
  • Dor de cabeça
  • Espirros

Lembrando quem em algumas alergias mais severas, podem aparecer outros sintomas. Caso isso ocorra, procure um médico imediatamente.

Quais são os tratamentos indicados pelos médicos?

Dependendo do nível da sua alergia, seu médico irá tratar com:

  • Sprays nasais com corticosteroides
  • Anti-histamínicos
  • Descongestionantes
  • Colírio

No entanto, caso esses medicamentos não ajudem na melhora e seus sintomas forem graves, seu médico pode lhe recomendar:

  • Injeções contra alergia (dessensibilização)

Quais métodos posso aderir para evitar os sintomas das alergias sazonais?

Por mais que passar por essa situação seja inevitável para muitas pessoas, existem alguns hábitos que podem ser aderidos para diminuir a intensidade dos sintomas dessas alergias. Entre eles estão:

Mantenha o ambiente ventilado

Mesmo em temperaturas amenas, é de extrema importância manter os ambientes arejados. Isso se dá pois lugares fechados são propícios para a criação de mais ácaros e mofo, além de acumularem poeira, desencadeando assim mais crises alérgicas.

Umidificadores de ar

Então, quando o tempo está seco, você pode optar por umidificadores de ar, um balde de água ou até mesmo uma toalha molhada. Isso deixada estrategicamente no ambiente em que o alérgico está, pode ajudar a manter as vias respiratórias mais lubrificadas. Valendo também para os olhos, que costumam ficar irritados.

Evite objetos que cumulem poeiras

Por mais que tapetes, bichinhos de pelúcia e outros objetos felpudos sejam gostosos de ter, são eles em geral que acumulam grande parte da poeira e ácaros, causando assim crises alérgicas em quem possui.

Limpeza

Um dos maiores hábitos para evitar os sintomas das alergias sazonais, são manter os ambientes e roupas limpas, livre de poeiras e mofo. Lembrando de utilizar produtos que não contenham muito perfume, pois isso pode piorar a alergia.

Leia também: O que é alergia alimentar, quais seus sintomas e como tratar? Entenda

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre as alergias sazonais, é só se preparar para que os sintomas não derrubem você. Adquirir os hábitos citados acima, é uma ótima forma de prevenir crises alérgicas.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here