Cuscuz é lowcarb? Entenda de uma vez por todas se o alimento pode ser incluído nessa dieta

Desvende alguns mistérios que cercam o “amado”, especialmente pelos nordestinos

Pessoas que estão engajadas em seguir dietas precisam buscar por alimentos variados e nutritivos. Assim, às vezes, surge uma dúvida específica: cuscuz é lowcarb? Se você também quer saber se pode ou não consumi-lo, confira a matéria que o SaúdeLab preparou para você.

Quem segue essa dieta pobre em carboidratos sabe que isso envolve a manutenção de baixos níveis de insulina. Em nosso corpo, a insulina é um hormônio anabólico que pode construir coisas. Um exemplo disso são nossos músculos, gordura e glicogênio. Mas, seus seguidores entendem que os níveis de insulina precisam ser mantidos baixos, por isso se preocupam se cuscuz é low carb.

Afinal, cuscuz é lowcarb ou não?

A resposta a esta pergunta é muito complicada, embora não pareça. Isso porque a maioria das pessoas acha que comer cuscuz tradicional na dieta lowcarb não é uma boa ideia, o que é realmente correto. Isso porque seu processo de fabricação é com o milho maduro, partido e depois acrescentado ao fubá. Os alimentos à base de milho geralmente não podem ser incluídos em uma dieta pobre em carboidratos.

Esse processo é totalmente diferente do milho cru porque o amido será bloqueado, fazendo com que nosso corpo evite ingeri-lo. Nesse caso, o alimento pode ser consumido com uma dieta lowcarb. Mas atenção: alguns pratos não podem ser consumidos de forma alguma, estando entre eles: amido de milho, fubá, canjica, farinha de milho, etc.

Os derivados do milho aumentam a insulina, como mencionado acima, e devem ser evitados. Isso porque, quando há açúcar no sangue, nosso corpo para de queimar gordura. Como você pode imaginar, esse não é o objetivo de ninguém ao seguir uma dieta lowcarb.

A questão agora é: o cuscuz é lowcarb? A resposta é não. Como você já deve saber, o alimento à base de milho é feito de flocos não comestíveis. Então, nem o cuscuz branco doce entra nessa brincadeira, porque é feito de milho refinado. Contudo, com um pouco de imaginação, é possível reproduzir receitas bem parecidas com o cuscuz original utilizando outros ingredientes que podem ser consumidos sem maiores prejuízos para a dieta.

Confira também: Milho é Low Carb? Tem carboidrato? Descubra se pode ou não na dieta

Como substituir o cuscuz em receita tradicionais?

Caso você tenha o desejo preparar uma receita semelhante ao tradicional cuscuz, você pode substituir a farinha de milho por farinha de amêndoas, o sabor não vai sofrer muita alteração e você vai de alimentar de maneira saudável. Inclusive, pode fazer uma saladinha de pepino, vegetal perfeito para quem faz a dieta lowcarb, para acompanhar.

Continue sua leitura: Guia Prático Dieta Low carb: o que é e como funciona? (cardápio prático e barato)

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação