Book Appointment Now
Será que consumir kefir é bom para quem treina? Descubra aqui
A princípio, a crescente popularidade do mundo fitness tem feito com que cada vez mais pessoas se aderissem a a novos hábitos, com o foco principal de manutenção da saúde. Um desses hábitos é a realização de treinos, os quais muitos buscam potencializar através da alimentação. Com isso, surge a dúvida de se consumir kefir, um alimento bastante popular nesse mesmo ambiente, é benéfico para o treino ou não.
Leia também: Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar
Talvez você ainda não o conheça, mas o kefir ganhou muito destaque no mundo fitness, possuindo um espaço na dieta de muita gente. Com uma composição que promete diversos benefícios para saúde, consumir kefir parece uma boa ideia para a manutenção da saúde. Porém, muitos não tem certeza de se consumir kefir é bom para quem treina ou não. Portanto, venha com o SaúdeLab entender essa questão por traz desse alimento.
Primeiramente, o que é kefir?
De antemão, o kefir é uma bebida fermentada, originada nas montanhas do Cáucaso. A princípio, essa bebida é feita a partir do leite de vaca ou cabra, porém também pode ser produzida com leites de origem vegetal, ou até mesmo com água e açúcar. Basicamente, para produzir a bebida, é preciso adicionar grãos de kefir no leite, os quais são culturas de bactérias e leveduras, e aguardar cerca de 24hrs.
No processo de fermentação, atuam bactérias ácido-acéticas e ácido-lácticas, além das leveduras. Estes micro-organismos se multiplicam no leite, se alimentando de seus açúcares. Dessa forma, ao final do processo, o leite se transforma em kefir, ganhando um alto valor nutricional, probiótico e terapêutico. Logo, ele apresenta diversos benefícios, porém a participação dele em treinos é um assunto mais delicado.
Influência do kefir em treinos
Assim como alguns suplementos alimentares, consumidos por muitos que treinam, o kefir é uma grande fonte de proteínas e aminoácidos. Assim, a primeira vista, ele pode parecer um substituto de suplementos, porém, a proporção de proteínas é muito menor quando comparado a um suplemento. Ademais, mesmo que a pessoa consuma altas quantidades de kefir, a absorção é dificultada pela presença de gorduras e carboidratos.
Por outro lado, por mais que consumir kefir não seja um hábito crítico para treinos, alguns estudos apontam benefícios da bebida em relação ao emagrecimento. Através de melhoras na flora intestinal e na absorção de nutrientes, o metabolismo também se torna mais eficiente. Por fim, o kefir é uma bebida com poucas calorias e muitos nutrientes, o que caracteriza um alimento que auxilia no emagrecimento.
Desta forma, quem treina, pode sim consumir o kefir, mas ele não substitui o consumo habitual de proteínas. Assim, quando a suplementação de proteínas é necessária, o consumo de kefir não interfere na quantidade total.
Outros benefícios de se consumir kefir
Quando comparado a produtos semelhantes, como coalhada ou iogurte, o kefir apresenta um valor nutricional superior. Dentre os principais componentes dele estão vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e leveduras. Tais elementos fazem com que consumir kefir seja um hábito com diversas vantagens para o organismo, que vão além da melhora da biota intestinal e do emagrecimento.
Além de atuar no intestino, o kefir também ajuda a manter o bem-estar no estômago, combatendo problemas estomacais e a acidez. Ademais, o coração também recebe benefícios através ao consumir kefir, pois ele melhora a circulação sanguínea e pressão arterial. Por fim, os sistemas ósseos e imunológicos são afetados pela bebida de forma muito positiva, recebendo um grande fortalecimento e melhoria.
Leia também: O que é matchá e quais os benefícios à saúde? Confira!