É seguro congelar carne que foi assada no churrasco? Entenda

Aprenda a conservar carne pronta do churrasco sem problemas para sua saúde

Sem dúvidas, congelar os alimentos é um hábito extremamente importante para a conservação e ainda evitar desperdícios. Se não fosse por isso, o armazenamento de diversas comidas seria impossível.

Entretanto, quando se trata de congelar carne assada, é preciso ter uma atenção maior e não colocar a saúde em risco. Por isso, o SaúdeLab vai te informar se é seguro congelar carne que foi assada no churrasco ou não.

Em eventos como o churrasco, ela acaba sendo a atração principal, sendo assada em grandes quantidades para atender aos convidados. Com isso, é muito comum sobrar carne. Para esses casos, é importante ter em mente as formas corretas de conservação. Aprenda a seguir como fazer corretamente.

É possível congelar carne assada no churrasco sem riscos?

Conforme fora dito, alimentos que são mais perecíveis, como no caso das carnes, são os que mais precisam ser conservados. A principal alternativa para garantir isso é o congelamento, reduzindo o contato de microrganismos com o meio externo, e desacelerando o processo natural de degradação.

Entretanto, quando a carne de churrasco já foi descongelada anteriormente, é importante ter alguns cuidados em mente.

De antemão, se você apenas descongelou a carne do churrasco, o ideal é que você não a leve para o congelador novamente, pois as variações de temperatura podem comprometer com a qualidade dela. Assim, o melhor e cozinha ou mesmo assar para depois congelar as porções.

Por outro lado, se a carne chegou a ser preparada de alguma forma, ela pode ser congelada de novo, especialmente se o preparo for simples. Desse modo, não precisa jogar fora a carne assada de churrasco que sobrou.

Como congelar a carne assada do churrasco corretamente?

Conforme fora dito, a carne de churrasco, de fato pode ser congelada mesmo depois de preparada. Contudo, os cuidados são um pouco diferentes da carne fresca. O primeiro deles está relacionado a temperatura de armazenamento, que quanto mais baixa, maior será a durabilidade.

  • No caso, entre 0 e -5°C, a carne pode durar até 10 dias;
  • enquanto sob temperaturas inferiores a -18°C, pode ficar conservada por até 3 meses.

Outro ponto importante para congelar carne de churrasco pronta ou outras que sobraram é o recipiente em que ela é guardada. Uma das opções é um pote com tampa, que consiga vedar bem o alimento. Na falta deles, também é possível utilizar sacos com zíper, que vão desempenhar a mesma função.

Contudo, em ambos os casos, é importante que a carne de churrasco não fique muito apertada no recipiente, já que as diferenças de temperaturas causam expansão e contração neles. Assim, prefira separar porções menores ou até mesmo fatiadas e não as coloque misturadas com outros tipos de alimentos no mesmo recipiente.

Cuidados com o armazenamento no congelador

À primeira vista pode parecer estranho, mas até o posicionamento da carne dentro do congelador pode influenciar em sua conservação. Isso ocorre porque a temperatura não é a mesma em todo o seu interior.

O espaço da sua porta, por exemplo, possui uma temperatura um pouco mais elevada. Portanto, reserve a porta e a parte da frente do congelador para as carnes que você pretende consumir primeiro.

Por fim, também é muito importante se atentar ao funcionamento do congelador. Caso ele esteja muito cheio de alimentos, pode ser que eles cheguem a bloquear alguma das saídas de ar refrigerado.

Consequentemente, a refrigeração acaba sendo comprometida. O mesmo vale para a vedação da porta, que quando falha, não permite a manutenção da baixa temperatura.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação