Chá branco: o que é, para que ele serve e como prepará-lo corretamente

Apesar de ser menos popular que outros, o chá branco é bastante benéfico

Atualmente, o consumo de chás é algo muito comum entre as pessoas, sendo um fator até mesmo cultural em alguns casos. O chá branco, por exemplo, é saboroso e pode ser proveitoso para a saúde. Porém é preciso conhecer suas propriedades e a forma certa de fazê-lo antes de começar a consumir. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar o que é chá branco, para que ele serve e como prepará-lo corretamente.

A princípio, quando comparado com outros tipos de chá, o chá branco não é tão consumido. O chá de camomila, hibisco e chá verde, por exemplo, costumam ser mais populares. Consequentemente, muitas pessoas deixam de aproveitar os benefícios do chá branco, que na realidade podem melhorar muito a nossa saúde como outras plantas medicinais.

O que o chá branco é de fato?

Primeiramente, antes de falar sobre as utilidades do chá branco, é bom conhecer um pouco mais sobre o que ele realmente é. No caso, ele é feito a partir de folhas de Camellia sinensis, especificamente as folhas novas e de brotos pouco antes de florescerem. Durante esse período, essas folhas apresentam uma coloração mais prateada, e uma leve pelugem branca sobre elas, que afeta diretamente o sabor do chá.

Aliás, é desta mesma planta que se obtém o chá de oolong, chá verde e o matchá, porém as folhas são colhidas em momentos diferentes.

No caso do chá branco, as folhas são muito delicadas, sendo colhidas manualmente, e submetidas apenas a um processo de secagem e embalagem, que também são bem delicados. Quando preparado, o chá branco possui um sabor doce, leve e é bem transparente. Em relação aos nutrientes, ele é rico em vitaminas vitaminas, poli fenóis, minerais, catequinas, termogênicos e muitos outros.

Leia mais: 5 curiosidades sobre o preparo de chás que você nem imaginava

Qual a utilidade desse chá para a saúde?

Combate o envelhecimento precoce

Através da vitamina C, que é antioxidante, e nutrientes de ação anti-inflamatória, o chá branco pode ser útil no combate de radicais livres, que causam envelhecimento precoce.

Aumenta a disposição

A ação dos termogênicos é muito proveitosa para quem deseja ser mais ativo durante o dia, visto que ele consegue reduzir a indisposição.

Acelera o metabolismo

Outra grande função dos termogênicos do chá é a aceleração do metabolismo, que pode ser algo vantajoso para o emagrecimento.

Combate a retenção de líquidos

Sob o mesmo ponto de vista, o chá também é bom para diminuir a retenção líquida, que é mais um obstáculo para quem deseja perder peso. No caso, isso ocorre através de sua forte ação anti-inflamatória.

Ajuda no controle do colesterol

Por fim, essa mesma ação anti-inflamatória também é proveitosa para controlar os níveis de colesterol do sangue.

Como fazer para preparar o chá corretamente?

Conforme fora dito, as folhas utilizadas no chá branco são muito delicadas. Portanto, é necessário ter alguns cuidados durante o seu preparo. No caso, para cada 200ml de água, é preciso utilizar uma colher de chá das folhas, e a água precisa ser aquecida a cerca de 70° ou 80°C.

Quando você tiver os ingredientes prontos e em mãos, comece colocando as folhas em um recipiente com tampa, como uma panela. Acrescente a água ainda quente, e deixe o recipiente bem tampado, por aproximadamente 2 minutos. Passado o tempo, você já pode coar o chá e se servir.

Leia mais: Chás perigosos para os rins: conheça 5 opções que devem ser evitadas por quem tem problemas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação