Book Appointment Now
Suco de maracujá abaixa a pressão? Descubra se ele tem essa finalidade
Poucas frutas podem ser usadas para fazer um suco tão gostoso e refrescante quanto o de maracujá. E mais importante que isso, são poucos os alimentos que conseguem ser tão nutritivos como ele é. Há quem diga que o suco de maracujá serve até para combater a hipertensão. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o suco de maracujá abaixa a pressão e quais são os seus benefícios.
Quem sofre de hipertensão precisa estar sempre atento com as refeições do dia a dia. Afinal, a nossa alimentação é um dos principais fatores que influenciam na pressão arterial. Geralmente, as frutas não representam um risco para essa condição. Na verdade muitas delas são consideradas grandes aliadas no seu controle. Resta saber se esse é o caso do maracujá e do seu suco.
Suco de maracujá abaixa a pressão mesmo?
Primeiramente, para responder à essa questão, precisamos focar na composição nutricional do maracujá. Nela, podemos encontrar dois minerais de extrema importância para a pressão arterial, que são o cálcio e o potássio. De maneira geral, o cálcio ajuda o corpo a relaxar e contrair as vasos sanguíneos conforme a sua necessidade. Logo, graças a ele, o suco de maracujá abaixa a pressão e mantém sob controle.
Já o potássio é considerado um nutriente ainda mais indispensável para pessoas hipertensas. Quando no nosso organismo, ele não só relaxa os vasos sanguíneos, como também regula as quantidades de sódio do corpo. Este por sua vez é um outro mineral que, quando em excesso, provoca o aumento da pressão arterial. Sendo assim, com a combinação de potássio e cálcio, o suco de maracujá abaixa a pressão muito eficientemente.
Não podemos utilizar o suco de maracujá como um medicamento
De fato o suco de maracujá abaixa a pressão arterial. Mas por mais benéfico que ele seja nesse aspecto, ele não pode ser visto como uma solução para a hipertensão. Claro que, se incluído na alimentação, ele serve como uma excelente ferramenta para controla a pressão. Contudo, esse controle também depende da nossa alimentação do dia a dia e, dependendo do caso, do uso de determinados medicamentos hipotensivos.
Outros benefícios do suco para a saúde
- Melhora a qualidade do sono: por incrível que pareça, a polpa do maracujá apresenta compostos sedativos que melhoram o nosso sono durante a noite. Essa mesma propriedades pode ser obtida também pelas folhas da fruta, tanto que o chá de maracujá é comumente usado para combater a insônia.
- É uma fruta antioxidante: a presença de nutrientes antioxidantes no maracujá permite com que ele possa combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
- Protege o sistema cardiovascular: esses mesmos antioxidantes, quando combinados com a ação hipotensiva e presença de antocianinas e flavonoides da fruta, ajudam a reforçar a proteção do sistema cardiovascular. No caso, o conjunto dessas características previne aterosclerose, AVCs e doenças crônicas.
- Combate o estresse e ansiedade: por fim, a ação sedativa e propriedades dos flavonoides também atuam no nosso sistema nervoso, de forma a amenizar a ansiedade e estresse do dia a dia.
Leia mais:
- 7 frutas que baixam a pressão alta: saiba fazer escolhas que realmente são saudáveis
- Chá de capim cidreira abaixa a pressão? Entenda seus verdadeiros benefícios
- Chá de camomila baixa a pressão mesmo? Ou seria apenas um mito
- Cloreto de Mágnésio: para quê serve? Será que baixa a pressão? Entenda
- Limão baixa pressão? Fique por dentro dos seus principais benefícios