Book Appointment Now
Benefícios do Pêssego: conheça as maravilhas desta fruta que vão além do sabor
Além de saborosas, as frutas estão entre os alimentos mais benéficos para a saúde. Na verdade, alimentos naturais, no geral, costumam fazer muito bem para o nosso corpo. Contudo, alguns deles merecem destaque, como é o caso do pêssego, que pode ser extremamente proveitoso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar os principais benefícios do pêssego para a saúde.
À primeira vista, o pêssego pode parecer um alimento simples. Porém nunca podemos subestimar o poder que as frutas possuem no nosso corpo. Através de seus incontáveis nutrientes e compostos, é possível aproveitar os benefícios do pêssego para melhorar muito a saúde no geral.
Tabela Nutricional do Pêssego
O ponto de partida para entender todos os benefícios de uma fruta é analisando sua tabela nutricional. Nela podemos observar tudo que tem de melhor na fruta e ter uma melhor percepção dos seus nutrientes. Para avaliar os benefícios do pêssego em termos de macronutrientes vamos utilizar a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pela USP e publicada em 2011. Ali pudemos perceber que a cada 100 gramas de pêssego cru temos:
- Energia: 36 kcal
- Proteínas: 0,8 g
- Lipídeos: 0 g
- Colesterol: 0 g
- Carboidratos: 9,3 g
- Fibra Alimentar: 1,4 g
Ao analisar a tabela, observamos que, como a maioria das frutas, o pêssego é perfeito para se encaixar em qualquer dieta, afinal tem poucas calorias e é rico em fibras, conferindo saciedade. Aliás, até na dieta low carb comer pêssego é permitido, desde que seu consumo seja feito com moderação.
Leia mais: 16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa
Principais benefícios do pêssego
Combate a depressão e dores de cabeça
Por incrível que pareça, o pêssego consegue ajudar pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e dores de cabeça. Isso se dá pela presença do magnésio em sua composição, que beneficia o cérebro de diversas formas.
Grande quantidade de antioxidantes
Sem dúvidas, os antioxidantes são um dos compostos mais benéficos para a nossa saúde. Eles são responsáveis por combater os radicais livres do nosso corpo, que causam o envelhecimento precoce e favorecem o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
Ajuda a regular a pressão arterial
Uma das ações do potássio no corpo, que está presente no pêssego, é estimular a eliminação de sódio pela urina. O sódio por sua vez está entre os principais causadores da hipertensão, podendo então ser bem perigoso para a saúde.
Preserva a saúde ocular
Um dos antioxidantes presentes no pêssego é o betacaroteno. Este por sua vez tem uma função muito interessante na saúde do olhos. Ele favorece o bom funcionamento dele, o que pode ser especialmente vantajoso para pessoas que sofrem de degeneração macular, catarata e similares.
Melhora a saúde cardiovascular
Através de diversos compostos, como a vitamina K e C, ferro e potássio, o pêssego pode ajudar a conservar e melhorar consideravelmente a saúde do sistema cardiovascular.AO pêssego pode ser prejudicial para a saúde de alguma forma?
De fato, consumir pêssego regularmente beneficia muito a saúde. Contudo, existem situações em que esse consumo pode sim ser problemático. No caso, isso só acontece se o consumo for excessivo. Nesses cenários, a fruta acaba contribuindo para o ganho de peso, e pode prejudicar pessoas diabéticas. Ademais, também existem pessoas que possuem uma certa alergia ou intolerância ao pêssego e, portanto, também precisam evitar ou moderar o consumo.
Como incluir o pêssego na alimentação?
Por fim, tendo em mente os benefícios do pêssego para a saúde, é importante procurar por formar de incluir ele na sua dieta. No caso, se você for consumir a fruta in natura, o ideal é que você dê preferência por comer ela com casca. Se você descartar ela, alguns nutrientes, como as fibras, podem ser perdidos. Mas isso não significa que você irá perder todos os benefícios da fruta, e sim alguns apenas.
Por mais que a fruta in natura seja a melhor maneira de aproveitar os benefícios, também é possível utilizar ela para fazer sucos e vitaminas. Nesses casos, também é necessário utilizar a casca, retirando apenas a semente, e não coar a mistura. Por outro lado, caso você esteja pensando em comer o pêssego em calda, saiba que essa versão da fruta é extremamente prejudicial para a saúde, dada a enorme quantidade de açúcar que ela possui.
Leia mais: Frutas para diabéticos: saiba quais comer e quais evitar?