Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial? Entenda
Com o Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial? É essa a dúvida de milhares de brasileiros que ficaram sem o benefício no mês de agosto, por um erro cometido pelo governo federal. Ao longo do mês passado, a Controladoria Geral da União (CGU) recomendou ao Ministério da Cidadania o cancelamento de 613 mil auxílios emergenciais para cidadãos que antes recebiam normalmente o Bolsa Família.
Além disso, mais de 310 mil cadastros desse mesmo grupo foram suspensos. Tudo isso ocorreu por conta de erros em revisões cadastrais por parte do governo federal.
Entretanto, todos os dados foram novamente revisados até que os erros começaram a ser detectados.

Leia mais: Consulta pública Bolsa Família: saiba como ter acesso à lista de beneficiários
Com o Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial?
Os beneficiários que tiveram o auxílio suspenso de maneira indevida vão voltar a receber o benefício normalmente.
Contudo, ainda está sendo realizada uma nova avaliação para confirmação dos erros nos cortes recomendados pela CGU.
“Se confirmado que eles atendem aos critérios de recebimento do auxílio emergencial, o pagamento será liberado após a conclusão desse processo”, diz o ministério da Cidadania.
Além disso, o ministério garante que todos esses beneficiários também receberão a parcela que havia sido suspensa junto com a próxima.
Já quanto à revisão dos cadastros, que resultou em milhares de suspensões e cancelamentos, é afirmado, portanto, que a medida resulta de um trabalho sistêmico realizado pelo governo federal.
Outro fato afirmado pelo ministério da Cidadania é que a frequente revisão dos cadastros tem como intuito de garantir que os recursos disponibilizados pelo governo, atinjam os cidadãos que estejam devidamente enquadrados nos requisitos da Lei.
Cerca de 19,2 milhões de brasileiros inscritos no Bolsa Família estão recebendo o auxílio emergencial.
Leia também: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados
Como recorrer da suspensão do benefício?
Para quem teve o auxílio suspenso de maneira indevida e não quer aguardar a reanálise, é possível recorrer da decisão através de três plataformas:
- Site ou aplicativo do Auxílio Emergencial;
- Site da DataPrev; e
- Pela Defensoria Pública da União. Nesse caso, é possível solicitar a contestação do corte do auxílio através do site da DPU ou comparecendo a uma unidade de atendimento na cidade.
As agências da Caixa Econômica Federal também permitem a contestação do benefício de maneira presencial. Porém, não é a opção recomendada em função das enormes filas que causam aglomerações por todo o país.