Calor baixa ou aumenta a pressão arterial? Entenda os verdadeiros efeitos

Será que o calor baixa ou aumenta a pressão? Recentemente, e por todo o país, nós temos sofrido com ondas de calor muito fortes. E com essas ondas de calor, surge a necessidade de tomarmos alguns cuidados com a nossa saúde.

Só que um desses cuidados que para a maioria das pessoas passa despercebido é com a pressão. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda melhor a questão de se o calor baixa ou aumenta a pressão.

Sem dúvidas, quando o calor bate na nossa rotina, uma das nossas primeiras necessidades passa a ser beber água e nos refrescar. Para isso usamos garrafinhas, ficamos em baixo do ventilador e, para quem pode, vamos para a piscina ou ligamos o ar condicionado.

Entretanto os cuidados desse tipo são ainda mais indispensáveis para quem sofre de problemas de pressão arterial, dado o impacto que o calor pode ter nela.

O calor baixa ou aumenta a pressão dos vasos?

De maneira geral, é graças a pressão arterial que os nossos vasos tem força e condições de fazer com que o sangue possa circular por todo o nosso organismo.

O problema é que quando elevada demais, a pressão leva à danos, principalmente no sistema cardiovascular, e quando baixa ela não é capaz de garantir que o sangue chegue como deveria em todas as partes do corpo. Logo é muito importante entender se o calor baixa ou aumenta a pressão.

Obviamente que quando somos expostos ao calor, nosso corpo acaba esquentando. E esse calor eventualmente chega nos nossos vasos sanguíneos. Com isso, os vasos acabam se dilatando.

Ou seja, o calibre deles aumenta, fazendo com que haja mais espaço para o sangue circular e preencher. Nisso o fluxo dele acaba perdendo parte da sua força. Portanto, na dúvida de se o calor baixa ou aumenta a pressão, podemos concluir que ela acaba caindo por causa dele.

O que mais pode reduzir a pressão arterial?

Agora que você entendeu se o calor baixa ou aumenta a pressão, não podemos deixar de comentar sobre os outros fatores que contribuem para a queda da pressão arterial. Isso porque o calor não é necessariamente uma das principais causas desse problema.

Na verdade existem muitos outros fatores que podem contribuir para a perda de pressão nos vasos sanguíneos, e como exemplo podemos citar os seguintes:

  • Mudança rápida e repentina de postura
  • Postura de pé e estática prolongada
  • Falta de hidratação adequada
  • Problemas e alterações no humor
  • Perda de grandes quantidades de sangue
  • Alimentação pobre ou jejum prolongado
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Ter uma pressão muito baixa é um problema sério

Por fim, enquanto respondíamos se o calor baixa ou aumenta a pressão, comentamos que uma pressão arterial baixa não consegue garantir uma boa distribuição e transporte do sangue pelo corpo.

Entretanto não podemos deixar de abordar os problemas e sintomas que essa condição, chamada de hipotensão, pode causar na saúde do organismo. Sendo assim, veja a seguir alguns dos problemas que a pressão baixa pode causar e entenda eles como sinais:

  • Suor frio
  • Tonturas
  • Desmaios
  • Falta de energia
  • Alterações na visão
  • Fraqueza generalizada
  • Alterações nos batimentos

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915