Chá para Pressão Baixa: confira opções para afastar o mal-estar

A princípio, a hipertensão é uma condição de saúde bastante comum, que pode ser tanto hereditária quanto adquirida através de hábitos de vida que elevam a pressão arterial. Com isso, pouco se fala sobre a hipotensão, que é justamente a condição contrária, onde a pessoa tem que lidar com a pressão baixa. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre a pressão baixa e confira opções de chá para poder afastar o mau estar.

De maneira geral, apesar da hipotensão ser uma condição de saúde frequente para algumas pessoas, qualquer um pode enfrentar a pressão baixa em algum momento. Logo, é importante conhecer formas de aliviar, combater e prevenir ela. Uma dessas formas é através do consumo de chás, que são bebidas já muito conhecidas pelos seus benefícios para a saúde.

Hipotensão arterial e a saúde

Apesar da hipotensão ser realmente uma anormalidade, muitas pessoas convivem com ela sem demonstrar quais quer problemas. Porém, isso não significa que ela não possa contribuir para problemas mais graves, visto que ela está relacionada com doenças graves como embolia pulmonar, infartos, diabetes e outros. Portanto, mesmo que eles não se manifestem sempre, é bom conhecer alguns dos sintomas da pressão baixa:

  • Fraqueza
  • Tontura
  • Falta de energia
  • Visão turva
  • Suor frio
  • Desmaios

Assim como a hipertensão, as causas da pressão baixa também podem estar relacionadas com os nossos hábitos de vida. No caso, pessoas que estão fazem jejum por muito tempo, ou não se hidratam com frequência podem ficar com hipotensão com mais facilidade. Entretanto, as causas também podem ser emocionais, movimentos repentinos ou até mesmo por permanecer em repouso por muito tempo.

Leia mais: Cloreto de Mágnésio: para quê serve? Será que baixa a pressão? Entenda

Principais chás que ajudam contra a pressão baixa

  • Pau-de-Cabinda: a ioimbina é um composto capaz de estimular o funcionamento do sistema cardiovascular. Isso inclui o aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos.
  • Alcaçuz: essa planta já possui inúmeras aplicações medicinais, especialmente no combate de problemas estomacais e respiratórios. Entretanto, ele também pode ser empregado no controle da pressão arterial.
  • Ginseng com limão: Enquanto o limão provê mais energia para o organismo, o ginseng atua como um adaptógeno. Ambas essas ações contribuem para o aumento controlado da pressão arterial.
  • Gilbardeira: tanto os compostos flavonoides quanto as ruscogeninas, presentes na gilbaredeira, são elementos que melhoram a circulação sanguínea, de forma a elevar a pressão arterial
  • Alecrim com erva-doce: quando separados, o chá de alecrim e o de erva-doce já são bastante benéficos para saúde. Porém eles combinados são capazes de auxiliar na hipotensão, permitindo que a pressão arterial seja melhor regulada.

Não fique limitado ao consumo dos chás

Por fim, por mais que os chás citados acima possam ajudar a combater a pressão baixa, é preciso ter em mente que eles não são um tratamento definitivo. Conforme fora dito, a hipotensão também está relacionada a hábitos de vida, que precisam ser mudados para que essa condição seja verdadeiramente combatida. Ademais, dependendo do caso, pode ser necessário o uso de medicamentos.

Leia mais: Chá para Infecção Urinária: conheça 6 opções poderosas

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915