Humanos podem comer ração para cachorro? Descubra o que acontece

A princípio, a ração de cachorro é um dos alimentos que garantem a nutrição e saúde desse pet. Entretanto, por ser um produto dedicado para cães, algumas pessoas ficam na dúvida de se ele pode ser tóxico para elas. Portanto, se você é uma delas, venha com o SaúdeLab e entenda se pessoas podem comer ração de cachorro, e se ela pode ser prejudicial de alguma forma.

Sem dúvidas, nós temos consciência de que o consumo de ração de cachorro deve ser exclusivo para cães. Afinal, esse alimento é pensado e produzido no intuito de nutrir essas espécie em específico. Contudo, seja por acidente ou distração, pode ser que uma pessoa acabe consumindo alguns grãos da ração, especialmente crianças pequenas que ainda não estão familiarizadas. Nesses casos, é muito comum ficar preocupado com os efeitos da ração.

Do que a ração de cachorro é feita?

De antemão, a necessidade nutricional dos cães é muito diferente da nossa, bem como a tolerância e intolerância deles com certos alimentos. A partir disso, uma ração de cachorro deve fornecer os nutrientes que um cão precisa para se manter saudável através de alimentos que ele tolera. Com isso, a maioria das rações costuma ser feita de ingredientes como:

  • Carnes vermelhas e brancas
  • Grãos, como o feijão
  • Cereais, como o milho e trigo
  • Raízes
  • Farinha de ossos
  • Frutas
  • Vísceras de outros animais
  • Vegetais
  • Vitaminas, na forma de aditivos

Leia também: Gosta de Camarão? Conheça seus benefícios, malefícios e melhor forma de consumir

A ração é melhor que um alimentação natural?

De maneira geral, a ração acaba sendo a melhor opção de alimento para cachorros pois o valor nutricional dela é muito completo e balanceado. Ou seja, ela consegue suprir muito bem as necessidades alimentares dos cães. Por outro lado, isso não significa que a alimentação natural não possa ser uma alternativa. Pessoas que não tem acesso a ração podem optar por ela, desde que seja feita sob a orientação de um profissional especializado.

A ração pode fazer mal para o ser humano?

Tendo em mente os principais componentes da ração de cachorro, você pode pensar que ela pode de fato ser ingerida por pessoas. Entretanto, é preciso reforçar que, apesar de muitos dos ingredientes serem comuns em nossa alimentação, o preparo deles e as adições feitas são dedicados exclusivamente para cachorros. Com isso, podem haver alguns problemas e desconfortos quando o consumo dela é feito por pessoas de maneira corriqueira.

Sob esse ponto de vista, a adição de vitaminas, em específico a vitamina A, pode levar a sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça e outros. Também pode haver um desbalanceamento nutricional, que pode levar a problemas como anorexia. Ademais, dependendo da procedência da ração, ela pode conter bactérias que são inofensivas nos cães, mas perigosas para nós. Ou seja, comer ração de cachorro definitivamente não é uma boa ideia para humanos.

Leia mais: Conheça os benefícios do mel para saúde e saiba diferenciar o produto falso

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915