Book Appointment Now
Como fazer higienização de bolsas sem estragar as suas peças
Durante a correria do dia a dia, é comum que você esqueça de limpar as suas bolsas. Do mesmo modo, nem sempre sabemos qual a forma correta de fazer esse tipo de limpeza. Assim, para te ajudar nessa tarefa, confira hoje no SaúdeLab algumas dicas para fazer a higienização de bolsas sem estragar as peças!
De fato, especialistas recomendam que elas sejam limpas ao menos 1 vez na semana, de forma a evitar contaminações diversas, já que se trata de um objeto pessoal que fica exposto à bactérias, fungos e vírus de ambientes externos. Por isso, continue conosco e acompanhe o passo a passo para uma limpeza correta e simples!
Aprenda a fazer uma higienização de bolsas corretamente
Fazer uma limpeza rotineira das bolsas é um passo fundamental para prolongar a vida útil delas. Assim, existem certos cuidados adequados a serem tomados quando o assunto é a limpeza delas, já que, de forma geral, é imprescindível que você não as coloque para lavar em máquinas, nem as deixe de molho, pois isso pode facilmente estragar o seu material.
Por isso, veja abaixo as dicas que preparamos para fazer uma higienização de bolsas de forma simples e de acordo com o tipo de material usado em sua fabricação.
Limpeza de bolsas em geral
Para as bolsas mais utilizadas no dia a dia, a regra de limpeza é simples: primeiro, retire tudo de dentro da bolsa. Em seguida, coloque o forro para fora e utilize um aspirador ou um espanador para tirar restos de farelos e poeira de dentro dela. Por fim, use lenços umedecidos (sem álcool, cloro ou perfume) para higienizar a parte externa.
Para peças de metal, esfregue-as suavemente como uma escovinha úmida. Do mesmo modo, para retirar manchas como as de caneta, utilize uma mistura de água quente e vinagre no local, esfregando também com uma pequena escova.
Caso o problema seja mau odor, aplique bicarbonato no local e deixe-o ali por cerca de 12 horas, enxaguando, em seguida, suavemente e à mão
Limpeza de bolsas de couro
Para tecidos de couro original, você pode utilizar as mesmas dicas para a limpeza interna das bolsas. Para a higienização externa, utilize um pano levemente umedecido com sabão de coco, passando-o com delicadeza pela extensão da bolsa, na direção das linhas do couro, sem encharcá-lo. Por fim, finalize com um pano seco e macio.
Em seguida, faça uma hidratação do couro, o que é recomendável para este tipo de peça, de modo que ela não craquele ou encolha. Dessa forma, você pode utilizar tanto produtos próprios para isso quanto um pouco de óleo de amêndoas.
Higienização de bolsas: faça limpeza das peças de camurça
A higienização de bolsas de camurça é um pouco mais delicada, já que esse tipo de material não pode ser, de maneira alguma, molhado. Assim, siga os mesmos procedimentos para a limpeza interna. Para a externa, esquente uma panela com água e, em seguida, deixe a bolsa sobre ela, para que o vapor da água umidifique o tecido.
Em seguida, passe uma escovinha macia (como uma escova de dentes), sobre o tecido. Para a retirada de manchas, você também pode utilizar água e vinagre.
Outras dicas importantes
Na hora da secagem, fuja do sol: deixe as bolsas em um local com sombra, viradas com a boca para baixo e jamais pendure-as em um varal. Da mesma maneira, nunca guarde-as penduradas, seja em cabideiros ou em cabides individuais. A forma correta de armazená-las é deixando-as em nichos ou prateleiras, pois dessa forma o material das alças ficará melhor conservado.
Seguindo essas dicas, você terá bolsas sempre higienizadas e novas! Aplique as dicas de hoje em outros acessórios para ter mais durabilidade.