Book Appointment Now

Pepino é remoso, ou isso não passa de mito? Entenda seus riscos
Será que o pepino é remoso? Aliás, do ponto de vista nutricional, o pepino é um vegetal extremamente rico. Ele apresenta uma série de compostos que são essenciais para a saúde.
Entretanto, essa variedade de nutrientes também levanta receios em algumas pessoas, que afirmam que o pepino é considerado remoso. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o pepino é remoso, ou se isso não passa de mito, e conheça os seus efeitos.
A princípio, se você já ouviu falar dos alimentos remosos, então você sabe como eles podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Apesar de ser um termo popular, existem diversos alimentos que são tidos como remosos.
Dificilmente as frutas e vegetais são inclusos entre eles. Porém há sim algumas poucas exceções, sendo então importante saber se o pepino faz parte delas mesmo ou não.
O pepino é remoso: verdade ou mito?
Primeiramente, para entendermos se o pepino é remoso, antes é necessário sabermos o que faz um alimento ser remoso. Em suma, alimentos desse grupo são aqueles que, graças a sua composição nutricional, são capazes de causar e desequilibrar processos inflamatórios no organismo.
Felizmente, essa não é uma característica do pepino. Na realidade, ele exerce um efeito contrário à esse.
Dentre os nutrientes do pepino, estão diversas vitaminas, minerais e outros compostos que exercem ação anti-inflamatória. Ou seja, não podemos afirmar que o pepino é remoso pois ele se comporta de um jeito totalmente contrário aos alimentos dessa classificação.
Dito isso, você não precisa ter nenhum receio com a sua saúde ao incluir o pepino na dieta do dia a dia.
Principais benefícios do pepino para a saúde
- Protege o sistema cardiovascular: graças a riqueza de potássio, água, antioxidantes e magnésio, o pepino é um grande aliado na manutenção da saúde cardiovascular. Isso porque esses nutrientes auxiliam no controle da pressão arterial dos vasos e dos níveis de colesterol do organismo.
- Promove o trânsito do intestino: assim como a água, as fibras são outro nutriente bastante expressivo no pepino. A combinação desses dois é muito importante para a formação e evacuação das fezes.
- Ajuda no emagrecimento: esses mesmos dois componentes do pepino também são úteis para quem deseja perder peso, visto que é justamente água e fibras que garantem uma maior sensação de saciedade. Obviamente que o pepino por si só não faz milagres, mas ele pode sim ajudar nessa questão.
E quais alimentos são realmente considerados remosos?
Por fim, tão importante quanto entender se o pepino é remoso é saber quais comidas entram nessa categoria. Conforme fora dito, os alimentos remosos são aqueles que causam inflamações por causa de sua composição.
E atualmente, sabe-se que os principais compostos inflamatórios que consumimos são as gorduras, sal, açúcar e óleos refinados. Sob esse ponto de vista, veja a seguir alguns dos exemplos de alimentos que são remosos por apresentarem algum desses nutrientes em quantidades muito grandes:
- Fast-foods
- Bebidas alcóolicas
- Frituras
- Carnes vermelhas
- Doces industrializados
- Refrigerantes
- Salgadinhos
Leia mais: