Home Nutrição 20 Benefícios da Cereja Que Você Precisa Conhecer

20 Benefícios da Cereja Que Você Precisa Conhecer

No Brasil, a cereja não é uma fruta muito comum. Geralmente ela é consumida de forma artificial, em calda e portanto, não se aproveitam todos os benefícios da cereja.

Mas, acredite ou não, essa frutinha vermelha não engorda e pode melhorar a saúde do seu organismo em diversos aspectos! Encontrar cerejas frescas pode não ser fácil, mas a procura vale à pena. Veja abaixo uma lista com os principais benefícios da cereja.

Quais são os benefícios da cereja

Depois de conhecer todas essas vantagens do consumo da cereja fresca, com certeza você irá valorizar mais essa frutinha:

1. Diga adeus às dores

A composição da cereja é basicamente rica em antioxidantes importantes. Entre eles destacam-se a antocianina, cianidina, quercetina e a melatonina. Essas quatro substâncias atuam diretamente nos neurônios.

Elas produzem um efeito calmante, diminuindo a irritabilidade do sistema nervoso. Se você costuma ter dores crônicas de cabeça, pode ingerir cerejas diariamente. Ou optar por comprimidos naturais com extrato da fruta.

2. Durma melhor

cereja faz você dormir melhor

A melatonina é um dos benefícios da cereja, pois auxilia na duração e qualidade do sono. Um copo do seu suco antes de dormir pode eliminar uma noite de insônia e ajudar a dormir melhor. Além disso, é comprovado que essa fruta traz sensação de bem-estar e de relaxamento.

Aproveite e veja: qual o melhor colchão para as costas

3. Previna o envelhecimento

Como dito acima, a fruta tem um papel fundamental no nosso cérebro. Além disso, ela contém luteína, zeaxantina e o betacaroteno. Eles atuam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento através da melhor oxigenação das células.

Além disso, os antioxidantes presentes no fruto removem as células mortas e prejudiciais, renovando a aparência da pele. O que pode ser potencializado, também, com o uso correto de cremes para o rosto.

4. Previna o câncer e doenças neurológicas

Por causa da atuação e dos benefícios da cereja nos radicais livres, ela também previne alguns tipos de câncer e algumas doenças neurológicas.

5. Melhore o sistema gástrico

Se você é daquelas pessoas com muita acidez estomacal, a cereja é uma fruta ideal para adicionar ao seu cotidiano. Ela ajuda a diminuir a inflamação estomacal, prevenindo ulcerações gástricas.

6. Livre-se de leões, artrite, gota e fibromialgia

Cientistas comprovaram que o consumo regular da fruta reduz o ácido úrico no sangue. Com isso, o corpo produz menos cristais nas articulações. Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, viu-se a redução em 35% do risco de gota em pessoas que consumiram cerejas por 10 dias.

Os médicos também alertam que consumi-la em jejum melhora as chances de redução do ácido úrico em 15%. Você pode tomar um copo de suco no seu café da manhã, por exemplo. A cereja ajuda no combate a artrite porque tem função anti-inflamatória.

7. Emagreça!

Muita gente acha que  não existe benefícios da cereja e que ela engorda por ser doce. Mas a verdade é que a fruta reduz a gordura abdominal. Só não vale para a opção em calda, pois esta é cheia de açúcar.

Existem cápsulas e pós naturais que substituem a fruta, caso seja difícil de encontrá-la na sua região.

8. Os benefícios da cereja se aplicam aos atletas

cereja

Como inibe as dores de cabeça, tem um efeito semelhante nas dores musculares. Suas vitaminas, principalmente as do complexo B, ainda dão aquele boost de energia que seu corpo precisa na hora de treinar. Quem pratica exercícios regulares deve tomar um copo de suco antes do treino.

9. Proteja seu coração

Além de proteger o coração, a cereja também restringe o rico de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A fruta é rica em potássio, que regula o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea.

10. É bom para diabéticos

Apesar de doce, esta fruta pode e deve ser consumida por diabéticos. Ela tem baixo índice glicêmico e também previne condições como a pré-diabetes.

11. Os benefícios da cereja afastam o Alzheimer

Está associada ao processo de prevenção ao Alzheimer. Isso porque ajuda no ganho de concentração, no aumento do raciocínio e dá um up na memória.

12. Rica em fibras

É rica em fibras, o que fornece sensação de saciedade e contribui para a perda ou para o controle do peso. Cada cereja tem apenas 4 calorias.

13. Tem muita água

Por ser composta por água, este é mais um dos benefícios da cereja, agindo diretamente na melhora da pele e mantendo o corpo hidratado por mais tempo.

14. Os benefícios da cereja têm efeito detox

Comer bastante cereja pode causar um efeito laxante. Com isso, pode desintoxicar o seu organismo, eliminando toxinas e líquidos retidos. Mas cuidado com os exageros nesse sentido, para não prejudicar seu organismo e perder nutrientes necessários.

15. Combata a hipertensão

cereja combate hipertensão

Já vimos que ajuda a regular a pressão sanguínea. E como tem poucas calorias e açúcares, a cereja é uma excelente opção para hipertensos.

16. Rica em ferro

Para os vegetarianos, que ingerem pouca carne, a fruta é mais uma opção para evitar a anemia.

17. Boa para os cabelos

Diversos estudos mostram que ela ajuda a prevenir a queda de cabelos constante. Pode usar shampoo antiqueda com extrato da fruta.

18. É mais eficaz que aspirina

No combate à dor, um copo de suco de cereja é mais eficaz e saudável que um comprimido de medicamento.

19. Acabe com a acne

Acredite! Esse é mais um dos benefícios da cereja para a pele. E neste caso, trata-se do extrato, que pode ser encontrado em vários remédios para pele acneica.

20. Aroma e sabor agradável

A fruta pode não ser barata e nem fácil de encontrar. Mas seu aroma e sabor são ótimos e é difícil resistir.

Tipos de cereja

tipos de cerejas

É importante compreender que a cereja não pode ser cultivada em qualquer lugar, tampouco em qualquer clima. O tipo mais comum consumido no Brasil, que vem da Primus avium, precisa que sua árvore fique, por exemplo, em torno de 1000 horas anualmente em temperatura abaixo dos 7ºC. Como você sabe, no Brasil isso é bastante complicado, o que faz com que não tenhamos uma cereja brasileira.

Aqui é comum encontrarmos cereja em calda, que costuma ser bastante docinha e, infelizmente, cara. Desconfie de locais que vendam esse produto muito barato, pois pode ser que as cerejas sejam feitas de chuchu. Isso é muito comum para baratear os custos de fabricação.

Os hermanos da vizinha Argentina são grandes produtores da fruta, assim como os chilenos, os canadenses e muitos países da Europa. Fora do Brasil, nessas regiões, existem dezenas de tipos do fruto. Alguns são mais doces, enquanto outros são mais ácidos. Tudo depende, ainda, da safra, do clima no período de cultivo, entre outros fatores.

Cereja é low carb?

suco de cereja

Apesar de ser difícil de encontrar uma cerejinha fresca para comprar no Brasil, a procura vale muito. Principalmente se você está pensando em iniciar ou já faz uma dieta low carb.

Isso porque a fruta é uma fonte baixíssima de carboidratos. Meia xícara de cerejas, o equivalente a 90 gramas, contém apenas 9 gramas desse elemento nutricional. Ou seja: ela é ideal para aquele lanchinho entre as refeições, desde que você não as coma em excesso.

O consumo da fruta ganha ainda mais importância quando você para para pensar em qual vitamina que a cereja tem. Ou melhor: em quais. Há alta concentração de vitaminas A, C e do complexo B, sendo, no caso, a B1 e a B2. Veja abaixo o que elas causam em seu organismo:

Vitamina A

Também conhecida como retinol, a vitamina A oferece uma série de benefícios à saúde. Um dos mais importantes é sua atuação na saúde ocular, prevenindo degenerações que podem causar cegueira.

Esse nutriente atua no reforço das proteções do organismo. O sistema imunológico ganha um boost em suas defesas, evitando que problemas comuns como resfriados e gripes se desenvolvam. Doenças autoimunes e câncer também podem ser evitados.

Vitamina C

A vitamina C é conhecida como ácido ascórbico. Infelizmente não é possível armazenar esse nutriente em nosso organismo, por isso que sua ingestão diária é extremamente necessária.

O motivo disso é que a vitamina C atua na regulação de diversas funções no corpo. Por exemplo, esse nutriente é um dos antioxidantes mais poderosos disponíveis na natureza. Isso quer dizer que o consumo ideal da vitamina diariamente é capaz de proteger todas as células humanas.

Ela também está presente na produção de colágeno. O colágeno é um elemento essencial na formação do tecido conjuntivo. Isso significa maior proteção, saúde e bem-estar de órgãos como a pele, além dos ossos, veias e artérias.

A vitamina C, tão presente na cereja, ainda é benéfica para prevenir e tratar resfriados e gripes.

Vitamina B1

A vitamina B1 é chamada ainda de tiamina. Suas principais funções no organismo de modo geral são realizar a manutenção do sistema nervoso e melhorar funções cardiovasculares. Visto que ela é solúvel, permite converter carboidratos em glicose, ou seja: ela auxilia na produção de energia para o corpo, o que significa também um maior bem-estar.

Se você tem problemas de memória ou quer evitar doenças como o Mal de Alzheimer, a vitamina B1 presente nas cerejas é capaz de lhe ajudar. A tiamina estimula um maior raciocínio, maior concentração e permite que você tenha uma memória de curto prazo super eficaz!

A B1 ainda é capaz de regular o funcionamento do intestino e do sistema digestivo como um todo. Ela também evita o acúmulo de gordura e fornece a já mencionada sensação de saciedade. De certa forma, isso contribui para a perda de peso.

Vitamina B2

A riboflavina, outro nome da vitamina B2, é solúvel em água, assim como as demais vitaminas do complexo B. O nutriente mantém as células sanguíneas saudáveis, mantém o corpo cheio de energia e faz com que o metabolismo funcione em sua perfeição.

A riboflavina, assim como as outras “B”, é benéfica para a saúde ocular, para a saúde cardiovascular e para a pele. Por exemplo, o consumo regular e controlado da B2 pode prevenir o desenvolvimento de catarata. Ela também mantém a pele brilhosa e saudável, já que também atua como uma combatente dos radicais livres.

Qual o significado da cereja?

Além dos benefícios da cereja, essa fruta tem muitos significados, e tudo vai depender do local do qual estamos falando. No Japão, por exemplo, a cerejeira é uma das árvores mais importantes do país. Ela é um dos símbolo máximos da cultura japonesa. Lá, no entanto, as espécies mais comuns raramente dão frutos, apenas flores. Isso traz à cereja nesse país um significado muito especial.

De modo geral, ela simboliza juventude, doçura, fertilidade e mesmo erotismo. Para os grandes samurais japoneses, a cereja simbolizava a efemeridade da vida, o passar do tempo. Já para os sábios da Antiga China, essa fruta representa a longevidade, a eternidade e a imortalidade.

Independente do significado que esse fruto tem para as mais diversas culturas, fato é que ele se destaca pelos benefícios que oferece à saúde. Como já sabe, infelizmente o cultivo da fruta no Brasil é raro, embora não seja impossível.

Da mesma forma, é raro encontrar cerejas frescas disponíveis para comprar em supermercados. O ideal, talvez, seja buscar feiras orgânicas ou biológicas, que possam lhe oferecer cerejinhas de qualidade.

 

Fotos: Unsplash e Pixabay

Fonte: British Journal of Sports Medicine, Mercola e Medical Daily

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Redação SaúdeLab
Um site pensado na sua saúde e no seu bem-estar! Aqui, você encontra de tudo para melhorar sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Violência contra a mulher: Adolescente de 16 anos é agredida pelo esposo e situação levanta debates

Infelizmente a violência contra a mulher ainda é uma realidade brasileira. Isso se ilustrou novamente nesta última semana, quando uma adolescente de 16 anos...

Feirão Limpa Nome do Serasa ou negociar direto com a empresa: o que vale mais a pena? Entenda

É comum quem está com o nome negativado em birôs de crédito, buscar as maneiras e condições mais vantajosas para negociar seus débitos e...

Confiança dos brasileiros em vacinas cai; aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Lancet em 10/08, mostrou que a confiança dos brasileiros nas vacinas cai a cada dia mais. Nos últimos anos,...

É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

Negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto - Em meio a um momento de crise econômica, acelerada pela pandemia de coronavírus no país,...