A meditação é uma ferramenta incrível no combate ao estresse. Entenda

0
54
meditação
A meditação no combate ao estresse Foto - Pixabay

Muito tem se falado de meditação, mas você sabia que a técnica tem sido usada extensivamente em todo o mundo há milhares de anos? Além disso, meditar frequentemente pode ajudar a combater o estresse. Pelo menos é que que diz um estudo recente sobre a prática alternativa de relaxamento. Assim, hoje, 25/08, o SaúdeLab mostra os resultados desta pesquisa fala do benefício da meditação no combate ao estresse.

Portanto, o ritmo frenético de vida a que estamos sujeitos em nossa sociedade frequentemente nos faz esquecer a importância do silêncio, da quietude e da solidão. A meditação é uma ótima ferramenta que pode ajudar a combater o estresse. Saiba mais o que revelou esse estudo.

O que é a meditação?

meditação
Terapias alternativas são aliadas no combate ao estresse Foto – Pixabay

A meditação é uma prática milenar, originada em algumas religiões e tradições espirituais asiáticas, mas com o passar do tempo tem permeado muitas culturas e sociedades, até perdendo seus componentes religiosos e místicos para se tornar uma forma de acalmar a mente e libertá-la de pensamentos negativos.

Baseia-se em silenciar a mente de todos os tipos de pensamentos para tentar alcançar a consciência plena de si mesmo.

Veja mais: Privação do Sono: Tudo Sobre As Consequências

Pesquisas sobre o assunto

Pesquisas envolvendo os benefícios da meditação são realizadas há muitos anos. Estima-se que sejam mais de 370 estudos sobre a sua eficácia.

Uma delas foi feita recentemente aqui no Brasil, no Hospital Israelita Albert Einstein, da Unifesp e o Instituto Appana Mind. O estudo apontou que 1h15min de ioga e meditação três vezes por semana, ao longo de dois meses, reduziu pela metade os níveis de cortisol de uma turma em que a ansiedade atingia níveis alarmantes, os cuidadores de doentes com Alzheimer.

Portanto, nesta pesquisa, o grupo concluiu que a meditação pode reduzir os níveis do cortisol, o hormônio do estresse.

A verdade é que o estresse vem sendo associado a diversas doenças. Pode ser aguda (curto prazo) ou crônica (longo prazo).

Também pode ser desencadeado por um evento cotidiano (por exemplo, uma cobrança no trabalho), um evento traumático da vida (morte de um familiar) ou questões emocionais. E nem sempre será uma coisa consciente – na verdade, você pode estar estressado e nem perceber.

Benefícios da meditação

meditação
A meditar combate ao estresse Foto – Pixabay

As razões para começar a meditar podem ser diversas. De tentar acalmar a mente para diminuir a ansiedade ou até mesmo como um momento de cuidado através da busca de si mesmo.

Dentre os diversos benefícios dessa prática podemos citar:

  • Redução de estresse;
  • Ajuda a controlar a ansiedade;
  • Melhora a saúde emocional;
  • Maior atenção;
  • Vícios de combate;
  • Reduza perda de memória relacionada à idade;
  • O reforço da autoestima;
  • Melhora a qualidade do sono.

Saiba mais: Ansiedade: sintomas, como controlar e tratamentos

Medite contra o estresse

A meditação é tão democrática que qualquer pessoa pode praticá-la, independente no que acredita, do cargo que ocupe ou de sua personalidade, e também da religião.

Ademais,  para começar a meditar basta se sentar em uma posição confortável e permanecer em silêncio por alguns minutos. É possível também iniciar com meditações guiadas disponíveis no youtube.

Certamente essa técnica pode aliviar muitos sintomas de problemas de saúde. Os estudos estão ai para comprovar isso.

O importante é você buscar uma forma de desligar dos problemas e focar em você. Terapias alternativas podem ser consideradas essenciais para o controle da ansiedade, do estresse e até da depressão.

Lembrando que, caso julgue necessário, busque a ajuda de um profissional na área para que a melhor conduta seja definida para o seu caso.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here