Plano para a distribuição da vacina contra a COVID-19 já foi anunciada pelo SES-MG

0
172
Plano contingente do governo de Minas priorizará grupos de risco
Plano contingente do governo de Minas priorizará grupos de risco (Imagem: Reprodução/Freepik)

O SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) fez o anuncio na manhã desta terça (01/09) da preparação do plano contingente de distribuição da vacina contra a COVID-19. Carlos Amaral, o chefe dessa pasta, disse que os protocolos devem orientar os municípios nesse processo da vacinação assim que o imunizante estiver disponível. Acompanhe aqui no Saude Lab!

Minas já está se preparando para ter plenas condições de oferecer os insumos, bem como distribuir de forma adequada a vacina. Assim, inclusive, terá como oferecer também um pós-vacina.

Segundo a SES-MG, algumas ações previstas nesse planejamento estão antevendo possíveis corridas mundiais em termos de aquisição de equipamentos e materiais que serão precisos para armazenar as doses e aplicar o imunobiológico, uma vez que este for aprovado. Como praxe, o aumento da procura, também aumentará o preço dos itens.

A imunização ainda não está disponível
A imunização ainda não está disponível (Imagem: Reprodução/Freepik)

Confira também: Reabertura das academias em BH na segunda (31): algumas unidades vão permanecer fechadas

Esse plano objetiva a organização das estratégias e ações para toda a imunização, o que aborda as fases da pré-campanha, da campanha e do pós campanha. Mas, o foco é a pré-campanha, onde o governo quer preparar toda a rede da saúde pública e privada do estado para a uma grande campanha de vacinação.

Centros da vacina contra a COVID-19 e insumos

Uma das ações do plano é a previsão da compra de refletores, seringas, bem como câmaras para refrigeração para municípios e regionais. Tais dispositivos são importantes para se armazenar a vacina. Outra ação é o aluguel dos contêineres para que sirvam de depósito para as imunizações. Mas, o projeto inclui também a qualificação dos profissionais e diagnósticos de todas as regionais.

Governo de Minas antecipa planos de ação para a vacina contra a COVID-19
Governo de Minas antecipa planos de ação para a vacina contra a COVID-19 (Imagem: Reprodução/Freepik)

Quanto à aplicação de doses, a SES anunciou que vai criar 15 centros de referência em imunobiológicos especiais (CRIE) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação para funcionarem em toda Minas Gerais. No momento, este serviço só está disponível em Belo na Zona da Mata, Juiz de Fora e BH.

Ademais, leia também: Novo Centro Oncológico do Mário Penna: confira novidades na ampliação do tratamento aos pacientes do SUS

Esses locais fornecem imunoglobulinas, vacinas, bem como soros indicados para situações especiais, tais como, doenças que precisam de vacinas que não são contempladas pelo Programa Nacional de Imunizações.

A demanda da vacina contra a COVID-19 também consta no programa, sendo que seu foco está estimado para os grupos prioritários. Isso quer dizer que, à priori, serão imunizados idosos, profissionais da saúde, assim como pacientes com comorbidades.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here