Home Notícias Prefeitura de Belo Horizonte não permitirá música ao vivo nem transmissões de...

Prefeitura de Belo Horizonte não permitirá música ao vivo nem transmissões de jogos nos restaurantes e bares da cidade a partir desta sexta (04/09)

Com a reabertura do comércio, os estabelecimentos agora poderão abrir no horário noturno e também poderão vender as bebidas alcoólicas

Mesmo com a reabertura do comércio pela Prefeitura de Belo Horizonte, os restaurantes e bares da cidade ainda estavam impedidos de receber seus clientes no horário noturno. Entretanto, a partir desta sexta (04/09) a abertura estará liberada com restrições: nada de música ao vivo ou de transmissões de jogos futebolísticos.

Acompanhe aqui no Saúde Lab.

A Prefeitura da cidade fez uma publicação nesta quinta (03/09) de uma portaria vetando as atividades de divertimento que venham causar aglomerações. Além das restrições citadas acima, outras também estarão suspensas. São elas: projeções de imagens, eventos esportivos, assim como apresentações teatrais.

A questão é que, por conta do cenário enfrentado pela pandemia, as medidas de prevenção estão mantidas, ou seja, a aglomeração continua proibida, bem como os distanciamentos entre as mesas e a utilização das máscaras permanece como recomendação prioritária.

Paulo Pedrosa, atual presidente do antigo Sindhorb (agora Sindibares), disse que todos foram pegos de surpresa com essa decisão. Tanto por isso, alguns estabelecimentos belo-horizontinos já tinham contratado os músicos a fim de comemorar a reabertura.

Assim, leia mais: MRSCBeagá: animais de moradores de rua são atendidos por projeto solidário em BH

Todos estavam esparançosos para que a música fosse liberada, uma vez que não são shows para muitas pessoas, mas apenas um cantor, violão e voz. Os músicos fazem parte dos profissionais que estão em situação crítica de desemprego, há tempos sem locais para tocar.

Paulo Solmucci, presidente da  Abrasel, também criticou a decisão. Essa portaria surpreendeu realmente, já que foi publicada apenas um dia antes dos restaurantes e bares reabrirem. Segundo Paulo, isso não fazia parte do acordo, o que, obviamente, trará vários transtornos ao setor.

Sindicatos da categoria lamentam a decisão dos artistas não poderem tocar à noite em BH
Sindicatos da categoria lamentam a decisão dos artistas não poderem tocar à noite em BH (Imagem: Reprodução/Freepik)

Música ao vivo e shows em geral fazem bem à saúde e aumentam a expectativa de vida

Fazer ioga e beber chá não combinam com a sua personalidade? Não se preocupe! A ciência comprova que existe uma maneira interessante de prolongar a vida, ainda mais para quem é fã de música ao vivo.

Saiba também: Plano para a distribuição da vacina contra a COVID-19 já foi anunciada pelo SES-MG

Segundo pesquisas, frequentar shows pode contribuir para uma boa saúde mental, bem como para a longevidade. Entre os benefícios a curto e longo prazo de assistir a esse tipo de apresentação está o aumento do bem estar e da autoestima.

Além do mais, a satisfação e o estímulo mental chegam a se comparar em termos de percentual com a ioga e o chá, sabia?

Mas, como fazer com essa quarentena, com a questão da proibição da música ao vivo, como fez a Prefeitura de Belo Horizonte? Infelizmente, essa é uma medida de segurança realmente necessária diante do cenário que estamos vivenciando com a COVID-19.

O nosso “novo normal” nos impede de curtir os shows como antigamente, mas nada nos impede de apreciar as diversas possibilidades que nos são oferecidas. Uma delas são as lives ao vivo e disponíveis para todos. Adaptar-nos à realidade é preciso e faz bem.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Andreia Eliza de Souza
Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...