Calendário FGTS 2020: confira quando é possível realizar o saque

O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é limitado às hipóteses previstas em lei, já o emergencial tem base em um calendário

0
277
calendário FGTS 2020
Calendário FGTS 2020: Confira quando é possível realizar o saque (Imagem: Seu Crédito Digital)

A movimentação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é limitada às hipóteses previstas em lei, de forma que pode ocorrer quando os requisitos forem preenchidos. Por outro lado, o saque emergencial funciona com base em um calendário FGTS 2020.

Esse calendário foi especialmente desenvolvido para o pagamento do FGTS Emergencial. Nele são previstas as datas de liberação da verbas de emergência com base no mês de aniversário do trabalhador. Também, define em quais datas o valor é liberado para uma conta digital e, ainda, a partir de qual data é possível realizar o saque dele.

Então, continue lendo para conferir o calendário de pagamento do Fundo de Garantia e outras informações relevantes.

Também veja: Como sacar FGTS emergencial no caixa eletrônico? Confira

calendário FGTS 2020
A Caxa Econômica Federal (CEF) gerencia o FGTS e divulgou as datas de transferência do valor emergencial. Confira abaixo. (Imagem: Tribuna do Paraná)

Calendário FGTS 2020: Confira datas do saque emergencial

A modalidade de emergência do Fundo de Garantia foi criada em razão da pandemia de Covid-19. Dessa maneira, permitiu-se que cada trabalhador com salo de FGTS pudesse sacar até R$ 1.045 de suas contas.

Para tanto, estipularam-se diversas regras específicas. A primeira é que o valor seria liberado para uma poupança digital especialmente criada para esse fim, a Caixa Tem. A segunda é que a liberação ocorreria primeiramente com depósitos para pagamentos de contas e compras online; e somente numa segunda fase os valores poderiam ser transferidos para outra conta bancária ou sacados.

Portanto, para auxiliar na orientação dos trabalhadores a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário FGTS 2020:

calendário FGTS 2020
A CEF divulgou ainda no primeiro semestre as datas de movimentação do Fundo de Garantia (Imagem: Caixa Econômica Federal)

Assim, o trabalhador que desejar movimentar o Fundo de Garantia nesses moldes emergenciais deve se atentar às datas acima apontadas com base no seu mês de aniversário.

Outras formas de saque do FGTS na pandemia

O saque emergencial não é a única modalidade que permite que haja a movimentação do Fundo de Garantia na pandemia.

Conforme acima citado, a modalidade emergencial possui um calendário FGTS 2020 por se tratar de uma situação excepcional. Porém, os outros casos dependem do preenchimento dos requisitos das hipóteses que são acesso à parcela. São eles:

  • Aposentadoria;
  • Dispensa sem justa causa;
  • Morte do trabalhador (saque realizados pelos dependentes);
  • Quitação de imóvel residencial;
  • Diagnóstico de doença em estágio terminal, câncer ou HIV.

Por fim, também existe o saque-aniversário que possui um calendário FGTS 2020 próprio. Em relação a essa última possibilidade, vale ressaltar que cabe ao trabalhador requerer esse tipo de movimentação ao mesmo tempo em que abre mão do saque total, em caso de dispensa sem justa causa.

Confira agora: Novas regras do auxílio emergencial: como fica o pagamento para mães solteiras?

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here