Home Saúde Financeira Previdência Social Quais agências do INSS vão reabrir? Veja aqui

Quais agências do INSS vão reabrir? Veja aqui

A retomada do atendimento presencial da Previdência Social ocorre a partir desta segunda-feira (14). Contudo, apenas parte das unidades que prestam esses serviços ocorrerá agora. Dessa maneira, quais agências do INSS vão reabrir?

A reabertura parcial é necessária frente à pandemia de Covid-19. Assim, apresenta-se como uma medida de segurança e um teste de como é possível fazer os atendimentos presenciais de forma segura.

Abaixo, confira quais são as agências que voltam a prestar serviços a partir de hoje.

Também confira: Conhece os direitos dos aposentados? Entenda mais sobre isso e sobre o 14° salário

Quais agências do INSS vão reabrir
O INSS deve retomar seu atendimento presencial hoje, 14 de setembro (Imagem: Gaúcha ZH)

Afinal, quais agências do INSS vão reabrir?

Segundo divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social apenas parte das suas agências retomará o atendimento. Ou seja, não são todas as unidades do INSS que voltam a operar perante o público nesta segunda-feira.

A previsão é que as unidades reabertas hoje sejam responsáveis por 70% dos atendimentos e demandas necessários à Previdência Social.

As agências do INSS que vão reabrir podem ser consultadas no Portal COVID INSS, no qual é possível encontrá-las com base na localização do usuário.

Estas são as unidades, portanto, que já atingiram as medidas de segurança elencadas pela Previdência Social e foram autorizadas a abrir.

Justiça Federal de São Paulo suspende retomada dos atendimentos do INSS no estado

Apesar do portal do INSS dispôr quais agências do INSS vão reabrir, algumas decisões judiciais podem limitar a abertura de algumas unidades ali apontadas.

Este é o caso, por exemplo, de uma decisão judicial do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, São Paulo), que acatou o pedido do sindicato paulista para que a volta dos servidores às agências fosse suspenso.

Ainda que a decisão diga respeito tão somente ao estado de São Paulo, o seu teor, favorável à não reabertura das agências do INSS, pode ser seguida por outros tribunais brasileiros.

A princípio, contudo, as unidades que constam na lista de agências do INSS que vão reabrir, do portal acima indicado, estarão prestando serviços sem problemas. Eventuais alterações devem ser informadas pela Previdência Social.

Confira agora: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Nome pode ficar sujo no SPC e Serasa por falha no débito automático? Entenda

Uma das dicas mais difundidas para se evitar negativação no SPC e Serasa é colocar as contas no débito automático junto aos bancos. Afinal,...

Shampoo em barra caseiro com babosa é solução para higiene dos fios; saiba agora como fazer

Você sabia que é possível fazer seu próprio shampoo em barra caseiro com babosa? Esse tipo de produto tem se tornado "febre" dentre as...

Cartão Cidadão: saiba como emitir para receber benefícios pela Caixa

O Cartão Cidadão tem como objetivo facilitar o acesso de cidadãos brasileiros aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas oferecidos pelo governo e que...

Obesidade infantil: conheça mais e saiba como agir

Ao longo dos últimos anos, os índices de obesidade infantil saltaram e, conforme estudos já comprovaram, as consequências para a saúde da crianças são...