Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença?

Entenda um pouco mais sobre essa diferença

0
286
Exercício Físico x Atividade Física
Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença? Foto - Pixabay

As pessoas buscam, cada vez mais, estar de bem com a saúde. Para isso, a prática de atividades físicas são muito recomendadas, no entanto, é importante entender que existe um diferença entre atividade física e exercício físico, você sabia? Entenda mais, aqui no Saúdelab.

Em primeiro lugar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define atividade física como “qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeira gasto de energia”. Assim, o simples fato de movimentar a cabeça de um lado para o outro, lavar pratos ou tomar banho diariamente pode ser considerado atividade física. Por isso, existe a diferença para exercício físico.

Diferenças de Exercício Físico x Atividade Física

Exercício Físico x Atividade Física
Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença? Foto – Pixabay

Atividade física

A atividade física é definida como “todo aquele movimento corporal realizado pelo ser humano e que implica um gasto energético” ou seja, a ação de se mover implicando em um gasto energético acima do metabolismo, que é a energia necessária para realizar funções corporais básicas. Subir escadas, limpar ou trabalhar são exemplos de atividade física.

A prática de atividade física regular e sistemática tem se mostrado uma prática muito benéfica na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde, ao mesmo tempo em que auxilia o caráter, a disciplina e a tomada de decisões no dia a dia.

Exercício físico

O exercício físico é definido como a atividade física que realizamos de forma estruturada e organizada para alcançar a melhoria de algumas das nossas capacidades físicas básicas,  com objetivo definido, duração e intensidade determinadas.

Um exemplo de exercício físico pode ser caminhada rápida para melhorar a resistência. É planejado, executado regularmente e requer duração e intensidade.

O exercício físico, seja de curta ou longa duração, está cientificamente comprovado por ajudar a estabelecer o bem-estar mental, melhorar a autonomia da pessoa, a memória, a velocidade de ideias e promover sentimentos como otimismo ou euforia, ao mesmo tempo que melhora autoestima e previne diversas doenças como osteoporose, hipertensão, diabetes, câncer, etc.

Também leiaGreve do INSS não impedirá a reabertura das agências; confira

Importante compreender as diferenças

Então é importante compreender que a atividade física, exercício físico e esporte são 3 coisas diferentes.

A atividade física é qualquer movimento voluntário produzido pelos músculos que resulta no gasto de energia.

Já o exercício é o aumento da mobilidade do corpo, mas é uma atividade planejada e repetitiva a fim de melhorar o funcionamento do corpo.

Enquanto que o esporte é o conjunto de exercícios físicos que se apresentam como um jogo, seja individual ou coletivo, mas praticados sob certas regras.

Exercício Físico x Atividade Física
Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença? Foto – Pixabay

Por isso devemos considerar o exercício físico uma prioridade em nossas vidas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros pratica atividades físicas regularmente. Embora esse número aumentou nos últimos anos, especialistas ressaltam a importância que os exercícios possuem na saúde dos brasileiros.

Também é importante quando for realizar um exercício físico escolher profissionais da área que conheçam os princípios do treinamento, que ajustem os exercícios à sua capacidade, conheçam as intensidades necessárias para ganhar músculos.

Dessa forma, o nosso corpo está realmente prevenindo doenças. Ou seja, fazer os exercícios corretamente é a chave para falar sobre as condições de saúde recomendadas e, portanto, uma população mais saudável e feliz.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais:  Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here