Mindfulness: o que é, quais os seus benefícios e como praticá-la

O mindfulness é uma terapia incrível que você pode fazer em casa

0
1699
Mindfulness
Mindfulness. Foto: Envato.

O mindfulness é uma prática que se popularizou bastante nos últimos anos e cada vez mais tem ganhado muitos adeptos. Em um mundo como o atual, onde o ritmo do cotidiano é frenético, a mente das pessoas não para um só segundo, para dar conta de pensar e analisar o que ocorre a sua volta.

Nesse sentido, as ações meditativas estão conquistando a população, como uma forma de colocar ordem no caos mental que se forma nesse cenário contemporâneo. Confira adiante mais detalhes sobre essa prática que se tornou tão conhecida.

Leia ainda:Sabia que é possível fazer Reiki pelo SUS? Descubra mais sobre a técnica

O que é mindfulness?

mindfulness significado
Mindfulness: o que é, quais os seus benefícios e como praticá-la. Fonte da imagem: Pixabay

O termo mindfulness foi criado há 41 anos, mais precisamente no ano de 1979, por um professor chamado Jon Kabat Zinn, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Sendo ele um adepto do zen budismo, consta que ele promoveu uma espécie de releitura, de sistematização diferenciada de técnicas que aprendeu com a ioga e meditação.

Mindfulness significa atenção plena. Trata-se de um estado no qual o indivíduo está com o seu foco totalmente no momento presente. Consiste em uma prática onde se presta uma atenção total, plena, em tudo o que está acontecendo em um dado momento, seja no corpo, na mente e no ambiente.

Leia ainda:Hábitos saudáveis: como mudar a sua vida por completo

Há quem diga que a Atenção Plena possua diferentes origens, com uma influência maior ou menor nas tradições religiosas do Oriente, mas que também possua origens não-religiosas, na Psicologia.

Contudo, é simplesmente incontestável que a origem da Atenção Plena é, na verdade, sim, nas tradições religiosas do Oriente, mais precisamente da Índia. O que é ficou popularizado recentemente como Atenção Plena é baseada na milenar prática da Vipassana.

A Vipassana é uma meditação, criada há 2500 anos, na Índia, pelo Buda Gotama. Seu intuito é fazer as pessoas verem as coisas de forma mais profunda e limpar a mente de impurezas, como ela realmente são.

Consequentemente, com a popularização da meditação em geral no Ocidente, a Vipassana foi “ocidentalizada”. Desse modo, ela ganhou releituras e adaptações – a mindfulness.

Quais são os benefícios da Atenção Plena?

Os benefícios que podem ser proporcionados pela prática constante da Atenção Plena são estes listados abaixo:

  • Proporciona alívio da tensão e do estresse, trazendo mais calma e tranquilidade;
  • Auxilia na perda de peso e no consumo de alimentos mais saudáveis;
  • Melhora a memória e o desempenho cognitivo;
  • Ajuda a tomar decisões de forma mais inteligente e acertada;
  • Aumenta a capacidade do sistema imunológico;
  • Propicia várias coisas positivas para o cérebro, como foco, criatividade, clareza;
  • Reduz a ansiedade e a depressão.

Como praticar mindfulness?

O mindfulness pode ser praticado de diferentes maneiras. Com efeito, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas pelas pessoas interessadas.

Contudo, a princípio, a técnica mais amplamente conhecida e realizada é dentro da meditação em si.

Leia ainda:Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Observe o passo a passo detalhado abaixo para começar a praticar a Atenção Plena:

  • Procure um lugar calmo, portanto, longe de maiores distrações e barulhos;
  • Sente-se com uma postura ereta e de forma confortável, com as pernas cruzadas. Assim, caso não consiga ou não possa cruzar as pernas, pode ficar com elas esticadas. Se for melhor, pode sentar-se em uma cadeira também;
  • Logo depois, relaxe o corpo;
  • Em seguida, feche os olhos e faça alguns respirações profundas, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, devagar e sempre puxando e, em seguida, exalando o máximo de ar que puder;
  • Procure o tempo todo manter o seu foco unicamente na respiração. Observe o quanto de ar entra e sai dos pulmões; note como o seu ventre e seu tórax se movimentam nesse processo;
  • Perceba qual a sensação do ar saindo e entrando pelo seu nariz, a sensação do ventre e tórax se movimentando;
  • Posteriormente, caso os pensamentos surjam nesse processo, não brigue com eles, não tente combatê-los. Apenas observe-os e deixe-os passar, retomando seu foco na respiração.

Ademais, é interessante que use um cronômetro (pode ser o do celular) para definir e contabilizar o tempo em que estará realizando a prática.

Gostou da matéria? Aproveite o incentivo e comece a praticar o mindfulness agora mesmo. Aproveite e curta nossas redes sociais.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here