Queimadas no Pantanal: saúde da população e economia prejudicada; entenda

Focos de incêndios durante esse período do ano acabam prejudicando moradores locais e de várias partes do país

0
262
As queimadas no Pantanal prejudicam moradores das redondezas e de muitas outras localidades
As queimadas no Pantanal prejudicam moradores das redondezas e de muitas outras localidades (Imagem: Reprodução/Amanda Perobelli)

As queimadas no Pantanal são uma grande preocupação nesse período do ano, ou melhor, nessa época da seca. É quando uma parte de todos os danos no ecossistema começam a ser sentida nas cidades dos arredores cobertas de cinzas e fumaças.

As causas do fogo são provocadas de múltiplas formas, entre elas, com reflexos de vidros, raios, bem como antropogênicas – que são incitadas pelo homem de forma casual desordenada ou programada. Mas, independente da maneira, a cada dia que passa, está causando danos irreversíveis à natureza, às pessoas e à economia.

Leia mais: Rinite alérgica e estresse: entenda essa relação

O SaúdeLab, no artigo abaixo, vai explicar um pouco mais das consequências desse problema e o quanto isso pode ser prejudicial. Confira!

As queimadas no Pantanal prejudicam a saúde, o turismo e, consequentemente, a economia

Além da destruição de áreas extensas com vegetação nativa, as queimadas no Pantanal acabam afetando a saúde dos cidadãos, bem como a economia local que, em grande parte, vem do turismo.

A fumaça acaba sendo inalada pelas pessoas causando diversos tipos de problemas respiratórios
A fumaça acaba sendo inalada pelas pessoas causando diversos tipos de problemas respiratórios (Imagem: Reprodução/Freepik)

Em termos de saúde, especialistas afirmam que as queimadas aumentam em torno de 36% os riscos de problemas respiratórios. Sem contar que as internações se tornaram cinco vezes mais frequentes por conta da presença de materiais particulados no ar. Tais materiais contém resíduos tóxicos que são originados pelos incêndios. Analisando este contexto como um todo, ele se torna bem mais delicado por conta da pandemia.

Quando a fumaça das queimadas do Pantanal é inalada, provoca irritações nas vias aéreas. Assim sendo, quem é mais prejudicado são os idosos e as crianças. principalmente porque ela contém materiais poluentes. Entretanto, pessoas saudáveis também podem se prejudicar, pois quanto mais se fica perto das fuligens, mais se fica em perigo.

Confira também: Proteção contra o Coronavírus: pesquisa feita na UFMG desenvolve produto eficiente por 24 horas

Turismo e economia prejudicada

Os incêndios no Pantanal fizeram com que visitações fossem interrompidas em determinados pontos turísticos. Propriedades que foram consumidas pelo fogo tiveram que suspender suas atividades, prejudicando o turismo em Mato Grosso. Agora, todos os esforços se concentram em quantificar as perdas da flora e da fauna.

Propriedades queimadas afastam turistas
Propriedades queimadas afastam turistas (Imagem: Reprodução/Amanda Perobelli)

Focos de incêndios costumam ser comuns neste período do ano, contudo o impacto para a economia vem sendo maior do que nunca. Por isso, os fluxos de turistas em áreas como estas são de extrema importância, pois gerarão recursos a serem usados na recuperação de biomas, bem como na recuperação econômica local após as grandes queimadas do Pantanal.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here