Entenda o que é a Medicina Ayurveda e os benefícios que ela pode trazer

0
175
medicina ayurveda
Entenda o que é a Medicina Ayurveda e os benefícios que ela pode trazer. (Fonte da imagem: Pixabay)

A Medicina Ayurveda ou Medicina Ayurvédica é uma terapia holística milenar e propõe muitos benefícios à saúde. A palavra Ayurveda vem do sânscrito, onde ayus quer dizer vida (no sentido mais abrangente possível) e veda quer dizer conhecimento. Sendo assim, Ayurveda significa o conhecimento sobre a vida humana.

Ela é oriunda de uma região onde atualmente está situada a Índia e o Paquistão. No decorrer dos séculos ela foi se tornando conhecida. Contudo, aqui no Brasil ela começou a se popularizar de fato a partir da década de 1980.

Leia ainda:Florais de Bach: o que são e como escolher o apropriado para seu estado emocional

Quais são os benefícios da Medicina Ayurveda?

medicina ayurveda benefícios
Entenda o que é a Medicina Ayurveda e os benefícios que ela pode trazer. Fonte da imagem: Pixabay

O objetivo da Medicina Ayurveda é, portanto, fazer de tudo para impedir que o paciente sofra com o desequilíbrio em diferentes níveis (físico, mental e espiritual), evitando ao máximo que haja manifestação de doenças de todos os tipos.

A ideia é promover o bem-estar geral, pois só assim se alcança o almejado equilíbrio e se evita doenças. Vale destacar que a abordagem ayurvédica é incrivelmente útil como forma de tratamento alternativo e complementar.

Leia ainda:Barras de Acess: como funciona e quais os benefícios dessa terapia alternativa

Ela também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, aprimoramento do grau de hidratação e nutrição da pele, aumento da circulação sanguínea e linfática, proporciona mais força e relaxamento muscular, alivia a tensão e a irritação, reduzindo igualmente a ansiedade e renovando as energias emocionais/mentais.

Como são os tratamentos ayurvédicos?

A Medicina Ayurveda enquadra-se naquilo que se chama de terapia bioenergética. Ela se vale de uma série de técnicas, estratégias e práticas, sempre com o propósito de auxiliar a pessoa a recuperar a sua energia vital.

Nessa abordagem, crê-se que o corpo é composto por 3 princípios, que recebem o nome de Doshas. Por sua vez, os 3 Doshas são o Pitta, o Vata e o Kapha. Eles são uma espécie de mistura dos elementos Fogo, Água, Ar, Terra e Éter. As práticas terapêuticas ayurvédicas visam harmonizar esses Doshas.

Leia ainda:3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher

As modalidades de terapias principais na medicina ayurvédica são:

  • Massagens: conjunto de manobras corporais e massagens, utilizando-se pedras vulcânicas e óleos essenciais;
  • Fitoterapia: uso de plantas medicinais para tratar-se de uma série de mazelas, valendo-se de sementes, raízes e plantas diversas;
  • Alimentação: dieta bem natural, com alimentos variados, preferencialmente a serem consumidos frescos ou então cozidos. Esses alimentos devem exibir os seis sabores: doce, salgado, amargo, ácido, picante e adstringente;
  • Yogaterapia: aplicação das técnicas do Yoga, que é constituído de posturas corporais e exercícios de respiração;
  • Meditação: na meditação, a pessoa se senta em uma postura confortável e realiza uma prática contemplativa. Existem inúmeras técnicas de meditação e o terapeuta responsável que irá definir qual é a mais adequada para determinado paciente.

Existem outras terapias e combinações de técnicas ayurvédicas que podem ser usadas, a depender das necessidades e condição holística do paciente.

 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here